Comunicação Oral

03/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO4.4 - Famílias e olhares sobre vulnerabilidade nos contextos sociais

47066 - A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: PERSPECTIVA DE UM ESTUDANTE DE FONOAUDIOLOGIA
JOÃO PEDRO SANTOS DE QUEIROZ - UFPE, ALICE GABRIELA MORAES VALENÇA - UFPE, RAFAELA LOPES DE SOUZA D'TONY - UFPE, WILIANE DE SOUZA MARTINS - UFPE, FLÁVIA KARINA WANDERLEY DOS REIS - UFPE, VANESSA DE LIMA SILVA - UFPE


Contextualização
A Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada o acesso de primeiro contato entre os usuários e o Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços disponíveis na APS são diversos, como cuidados preventivos, ações de educação e promoção da saúde e referência para serviços especializados, visando a integralidade do cuidado e o acesso universal. A Estratégia Saúde da Família (ESF), principal modelo de organização da APS no Brasil, foi pensada como uma forma de reorientação do modelo assistencial à saúde, sendo uma alternativa diferente do modelo biomédico e da prática hospitalocêntrica. Essa equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Somado a isso, o Núcleo de Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) foi implantado em diversas cidades do país, sendo um serviço de retaguarda e apoio multiprofissional para equipes da ESF, possibilitando olhares confluentes de diversas áreas do saber. Todavia, vale salientar que os Nasf-AB não são independentes, devendo ser acionados a partir das demandas levadas pela ESF. Assim, os graduandos em saúde, nos seus primeiros estágios, podem ser inseridos na APS, visto que ela é a porta de entrada do SUS para os comunitários, além de possibilitar a experiência compartilhada com o Nasf-AB. Nesse contexto, em um olhar específico para a Fonoaudiologia, percebe-se a necessidade de colocar em prática essa proposta com os discentes, apresentando conexões entre a comunicação humana, as relações familiares e comunitárias e os determinantes sociais da saúde.

Descrição
Os estágios curriculares em Saúde Coletiva da graduação em Fonoaudiologia acontecem nos dois últimos anos do curso. Suas atividades possuem carga horária semanal de quatro horas, totalizando 60 horas por estágio. Os campos de prática são as Unidades de Saúde da Família e equipes Nasf-AB em dois distritos sanitários estabelecidos pela prefeitura do município de Recife.

Período de Realização
As práticas ocorreram entre julho de 2022 e abril de 2023.

Objetivos
Descrever sobre a experiência de um ano de estágio em Saúde Coletiva na perspectiva da Fonoaudiologia.

Resultados
Uma das primeiras atividades realizadas no estágio foi de educação em saúde sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em creches e escolas. Essa prática está dentro do chamado Apoio Matricial, que consiste em um modo de produzir saúde por meio da construção compartilhada, sendo oprincipal eixo estratégico de atuação das equipes Nasf-AB. O estágio também proporcionou, aos alunos, a experiência das visitas domiciliares acompanhadas pelos agentes comunitários de saúde (ACS). Foram vistos casos de comunitários acamados ou domiciliados com situações decorrentes de traumatismo cranioencefálico, por exemplo, além de avaliações de linguagem e deglutição, levando os responsáveis a busca por um acompanhamento para os filhos. Atendendo a proposta da atuação multiprofissional e intersetorial, foram realizadas reuniões com outros profissionais e gestores. Todas as práticas, para fins de avaliação, foram descritas em um portfólio pessoal. Esse documento, para cada experiência, possui a descrição da atividade realizada, o seu impacto para o aprendizado do graduando e referencial teórico relacionado com a vivência.

Aprendizados
O tema escolhido para as ações em educação em saúde foi relevante, visto que os educadores e colaboradores tinham dúvidas sobre os sinais e sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e como lidar com uma criança atípica em sala de aula. De modo geral, a demanda de saúde mental estava gritante na maioria dos territórios, seja por parte dos pacientes, dos seus cuidadores e até mesmo dos profissionais pela sobrecarga de trabalho. Esta alta demanda também foi observada nos atendimentos individuais, que, após o acolhimento e encaminhamento para os serviços de referência, ficou notório que a oferta não supria a demanda, gerando imensas filas de espera para esse público. Outra queixa frequente nos relatos dos usuários foi a dificuldade de aquisição de transporte para as consultas.

Análise Crítica
Portanto, o estágio em Saúde Coletiva é importante para garantir a formação ampliada dos estudantes de Fonoaudiologia considerando a realidade das comunidades e sua relação com os determinantes sociais da saúde, seu território e a saúde da comunicação da população. Este elemento comprova que cada território é vivo e possui necessidades a partir de sua história e construção. Outro ponto para se destacar é a importância da formação dentro e para a Atenção Básica considerando a integração entre academia e o SUS (ensino e serviço), fortalecendo a relevância da Fonoaudiologia atuante na APS e sendo uma importante ferramenta de fortalecimento político do trabalho multiprofissional e integrado que acontece no Nasf-AB e que, recentemente, recebeu diversos golpes de desmonte.