03/11/2023 - 13:10 - 14:40 CO5.3 - Gênero, raça e o cuidado em saúde |
46214 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA ATENÇÃO BÁSICA: FRAGILIDADES NO TRABALHO E IMPLICAÇÕES NA VIDA DE UMA MULHER GORDA, PRETA E PERIFÉRICA KÊNYA LIMA DE ARAÚJO - UFT, DÉBORA SANTA MÔNICA SANTOS - SMS SALVADOR
Contextualização Trata-se de um relato de experiência oriundo do Projeto intitulado "Qualificação do Cuidado a pessoas com sobrepeso e obesidade no âmbito da atenção básica do SUS no estado da Bahia: integrando pesquisa, extensão e formação" realizado através de parceria entre a UFBA, UNEB, UFRB, SESAB e SMS Salvador em atendimento ao Edital CNPq/MS: 26/2018. Este trabalho se propõe a ampliar as reflexões sobre o cuidado a pessoas com obesidade no contexto da atenção básica em saúde, a partir da experiência de atuação de uma equipe de saúde da família e NASF-AB em uma capital do país, em articulação com a integração ensino e serviço prevista na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde do SUS. Busca-se aqui a contribuição das ciências sociais e humanas para compreender a atuação de profissionais de saúde nas tentativas de promover o cuidado em saúde numa perspectiva integral.
Descrição No monitoramento das ações assistenciais que objetivavam a qualificação do cuidado a pessoas com sobrepeso e obesidade na Atenção Primária à Saúde (APS), o serviço de saúde foi revelado como elemento iatrogênico. A narrativa de uma profissional da APS sobre uma experiência de assistência à saúde integrando serviço e ensino desvelou a violência institucional que afetou uma mulher negra, obesa, adulta, vítima de violência doméstica, vivendo em território de conflito com o tráfico de drogas e em situação de insegurança alimentar e diagnosticada com depressão pós-parto. No caso em tela, uma integrante da equipe de saúde de referência para a usuária e os estudantes de graduação em estágio supervisionado elegeram a obesidade como problema prioritário para atuação e, sem diálogo e pactuação com a Equipe de Saúde da Família (ESF) e com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB), convidou a referida usuária para um atendimento individual.
Período de Realização Fevereiro de 2021 a Julho 2022.
Objetivos Refletir sobre a iatrogenia dos serviços de saúde e suas implicações no processo saúde-doença-cuidado.
Resultados Foi realizada uma consulta com estudantes em supervisão pela instituição de ensino que procedeu com a avaliação nutricional e elaboração de um plano alimentar com metas de emagrecimento. No retorno da usuária ela informou não ter conseguido cumprir as metas de ingestão alimentar propostas e tão pouco de redução do peso corporal. Em sofrimento profundo, a mulher que relatava sobre sua beleza física antes reconhecida pelas pessoas do bairro e a autoestima elevada como uma memória longínqua, tentou suicídio e sua morte foi evitada devido ao ágil atendimento das equipes de referência que já a acompanhavam longitudinalmente e até então desconheciam a iniciativa de atendimento a ela ofertada. Essa tragédia promoveu abertura para discussão entre as equipes de saúde do serviço e a universidade sobre as subjetividades do cuidado em saúde e necessidade de articulação dos processos de trabalho para melhor gestão do cuidado.
Aprendizados O cuidado em saúde exige aproximação com as ciências sociais e humanas para compreender o fenômeno da obesidade e suas dimensões de cuidado requeridas nas práticas de assistência e gestão. As fragilidades dos processos de trabalho locais na gestão do cuidado a essa mulher na APS convocaram- os profissionais e instituição de ensino a remodelar o olhar para os sujeitos e o mundo do trabalho. O cuidado em saúde ofertado pelo NASF-AB promoveu nos seus pares e estudantes a ampliação do olhar para as singularidades e necessidade de interdisciplinaridade como promotora de intervenções que ultrapassam o agir biomédico.
Análise Crítica Tão necessário quanto potente é atuar em saúde com vistas à possibilidade de aprofundamento do olhar, de modo que se (re)oriente novas e melhores formas de ensinar e fazer o cuidado. No caso em análise, o fenômeno da obesidade é expressão de um cenário inóspito que permite tessituras sobre sentidos e significados acerca da obesidade e cuidado em saúde que devem nortear as intervenções das equipes e o redirecionamento da integração ensino-serviço para o adequado enfrentamento das situações pungentes que afetam vidas cotidianamente. A situação em debate retrata que há pesos na vida muito maiores e desafiadores para a sobrevivência do que o peso corpóreo.
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