Comunicação Oral

03/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO10.3 - Analisando as práticas sociais

46239 - ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DE UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉCNICA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
ISABEL CRISTINA DE MOURA LEITE - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, ANA LÚCIA ABRAHÃO DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, RILDO SANTOS LOUREIRO - FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DE MACAÉ, TATIANE JARDIM COSTA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, MILLER ALVARENGA OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, PATRÍCIA MARANO LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE


Apresentação/Introdução
Este relato de pesquisa desenvolveu uma análise com a abordagem Sócio-Histórica de uma escola de formação técnica do Sistema Único de Saúde (SUS), localizada no estado do Rio de Janeiro, com o intuito de compreender seu processo de institucionalização, seu papel social, sua historicidade, a influência do seu potencial formativo no âmbito do SUS. A história é um dispositivo de conhecimento e de reflexão crítica, é um fazer que não é neutro e que depende do lugar que ocupamos no presente.

Objetivos
Apresentar a análise parcial sobre o processo de institucionalização da escola de formação, guiado pela sócio-história; resgatar o processo de sua constituição; e descrever a trajetória da escola de formação em saúde no estado do Rio de Janeiro.

Metodologia
Utilizamos o referencial teórico e metodológico da Análise Institucional na perspectiva Sócio-Histórica, que fundamenta-se na necessidade de ampliação do conhecimento acerca de fatos no passado influenciando no presente, no futuro, enquanto movimento do que é, do que foi e do que poderá vir a ser. A metodologia da Análise Institucional intervém em grupos e coletivos com a finalidade de provocar autonomia e autogestão dos sujeitos, através de um processo reflexivo. A análise sócio-histórica dos processos de institucionalização de uma práxis social, supõe uma referência à sua história que pode ser imediata ou antiga abordada na perspectiva da longa ou da curta duração. Os conceitos constituem uma conjugação de fatores de natureza política, social e institucional que presidem à emergência da nova práxis cognitivas. É um tipo de análise que se debruça sobre a história das práticas profissionais na formação em saúde do SUS, com abordagem qualitativa, teórico e empírico. Foi realizada pesquisa documental e bibliográfica sobre a criação da escola; o diário da pesquisadora para anotação dos encontros com os profissionais; entrevistas semiestruturadas com alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários da escola e gestores. Aprovado pelo CEP/ UFF com o número CAAE 52955621.1.0000.5243.

Resultados e discussão
A trajetória da escola apresenta grande diversidade desde sua criação há 34 anos, é marcada pela falta de financiamento e pelo processo de precarização do SUS que afetam suas atividades, dificultando a descentralização do ensino; as interferências institucionais influenciam negativamente nos processos formativos dos trabalhadores da rede e contribuem para a fragmentação do conhecimento; enfrentam desafios para realizar a integração ensino serviço; apresentam pouca autonomia administrativa e de gestão. A pesquisa também revelou as implicações pessoais, afetivas com a instituição e com a formação que levaram cada participante a ter diferentes vivências no processo da constituição da memória.

Conclusões/Considerações finais
Recuperar e resgatar a história da escola como integrante das escolas técnicas do SUS, lança um olhar crítico-reflexivo sobre um dos movimentos que contribuíram para a formulação e execução da política de qualificação e formação técnica em saúde para os trabalhadores, fundamental para o fortalecimento SUS. As reflexões trazidas por essa investigação, ajudou a compreender as estruturas micro e macropolítica desta instituição. A história desta instituição oferece a Enfermagem a oportunidade de conhecer a sua luta e resistência para se manter ativa, compreendendo seus os processos pelos quais se tece a malha entre formação profissional e compromisso social com o SUS.