Comunicação Oral

03/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO13.3 - Experienciações em movimentos

47814 - A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: A EXPERIÊNCIA DE LIGANTES DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE COM POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS
LARISSA ALDENORA MAGALHÃES DE ALMEIDA - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, WELLINGTON BRUNO ARAUJO DUARTE - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, RICARDO FERREIRA DOS SANTOS JÚNIOR - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, LÍVIA LEANDRO DE SOUZA PEREIRA - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, JÚLIA BERALDI VOLPATO BAHIA SILVA - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, FELIPE SANTOS DA SILVA - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, LUIZ HENRIQUE FERNANDES DA SILVA - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, TIAGO LOPES DO NASCIMENTO - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, VITORIA EMILY AMORIM LIMA - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, ANGELICA NAYARA ESPINDULA FERNANDES - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, RAYANA PRISCILLA DOS SANTOS - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, MATHEUS GOMES CUNHA MENEZES - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, MARIA SUZIELY PEREIRA - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, ALINE CICILIA OLIVEIRA DOS SANTOS GUIMARÃES - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, LAURA MOURA TAGINO - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, ANA CLÁUDIA DE MELO MALTA - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, MARIA BEATRIZ DE MENESES RIBEIRO - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, JENNIFER TUANE FELIPE DE GÓIS - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, RAYANNE ACIOLI LINS SANTOS - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES- FITS, ANA CLÁUDIA SOBRAL JACINTO - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, SAULO VALENÇA DE FARIAS BARBOSA - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, WILLYAN DOUGLAS DE MELO FELIX - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, KAIO VINICIUS LAVOR SILVA - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, THIAGO JOSÉ FARIAS DA FONSECA SANTOS - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES- FITS, FELIPE SANTOS DE MELO - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, ALDO LUCAS DUARTE MARQUES - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS, JOSÉ ALVES TENÓRIO NETO - FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS


Contextualização
Enquanto parte do tripé universitário, a extensão vem sendo reconhecida e ainda mais valorizada ao longo dos últimos anos como uma importante fonte de troca de saberes, de possibilidades de transformação social através da integração ensino-serviço-comunidade, e por contribuírem com o pensamento-reflexão-ação, colaborando para a inserção dos estudantes ao longo de todo o currículo nos serviços.
A partir de 2018, a extensão foi levada ainda mais a sério, passando a constituir no mínimo 10% dos créditos curriculares. É compreendida como um processo de integração entre a universidade e a sociedade, de construção de conhecimento, no qual este é revelado e consolidado mediante a articulação entre ensino e pesquisa sob forma de projetos, ligas acadêmicas, cursos, eventos, etc (SANTOS; ROCHA; PASSAGLIO, 2016).
Assim como o modelo de formação passa por transformações, com incorporação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, as ligas acadêmicas também precisam pensar em seus modelos de funcionamento, para que provoque a prática da transformação social baseada na problematização, na autonomia dos usuários e no questionamento do modelo de sociedade em que vivemos.
Ligas Acadêmicas são entidades organizadas nos cursos de graduação, formadas por estudantes e professores orientadores, nas quais são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversos cenários sociais, com ações teórico-práticas. As atividades incluem aulas, simpósios, cursos, congressos, campanhas, projetos de pesquisa, atividades assistenciais e eventos (SILVA; FLORES, 2015).

Descrição
A Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (LASFC-FITS) surgiu em 2019 com o intuito de promover a compreensão do funcionamento e da organização da Atenção Primária da Saúde (APS), por meio da vivência nos diferentes equipamentos pertencentes à Rede de Atenção à Saúde (RAS), e desde então, vem desenvolvendo diversas atividades no âmbito do Sistema Único de Saúde e em parcerias com outros setores.
Além das reuniões e aulas teóricas sobre diversos temas ligados à temática base da liga, organiza eventos e cursos, como simpósios e aulas abertas ao público, mas as atividades desenvolvidas nos serviços e comunidades são a forma de colocar em prática toda a reflexão e elaborar os questionamentos importantes para a transformação social. Três intervenções se destacaram: no desastre socioambiental das cheias de 2022; no assentamento conhecido como “comunidade de papelão” e no Centro Pop. Em comum, todos estes espaços são constituídos por populações vulnerabilizadas.
As práticas nestes espaços incluem atendimentos, atividades de educação em saúde, problematização sobre a situação de vida e trabalho, projetos e hábitos de vida. A frequência das atividades práticas ocorre uma vez por semana, distribuindo os 23 ligantes (incluindo a diretoria) entre os serviços, sendo realizado um planejamento semestral entre estes, o tutor e o serviço/comunidade, sendo avaliadas após a conclusão, para que todos tenham a oportunidade de vivenciar a realidade de cada local.

Período de Realização
2019 - atual

Objetivos
Oferecer suporte clínico assistencial e pedagógico a populações vulnerabilizadas; Contribuir para a reflexão da determinação social do processo saúde doença; Oferecer acolhimento e escuta a populações invisibilizadas.

Resultados
Os integrantes da liga puderam vivenciar o cotidiano de vários serviços da RAS e ainda colaborar com outras ações, colaborando não apenas para seu crescimento pessoal mas também como futuro profissional de saúde, que se deparará com essas pessoas e situações durante sua atuação médica. Ademais, foi possível trazer maior conforto e um acolhimento mais empático para esses indivíduos, que vivem marginalizados pela sociedade e que passavam por situações desfavoráveis na sua vida, além de promover uma perspectiva positiva de futuro.

Aprendizados
O estágio é uma oportunidade singular de ensino-aprendizagem e contribuição social com a saúde dessas populações, uma experiência para a qual dificilmente as universidades preparam os estudantes. A atuação mostrou-se alinhada às novas Diretrizes Curriculares Nacionais e com a prática da educação libertadora, tão refletida na obra de Paulo Freire, principalmente em Pedagogia do Oprimido.

Análise Crítica
A formação médica deve levar em conta os aspectos socioculturais, humanísticos e biológicos do ser, e a extensão nestes cenários retratados favorece o reconhecimento da determinação social do processo saúde-doença, formando profissionais generalistas éticos, críticos e reflexivos, reconhecendo as desigualdades sociais frutos do modelo capitalista de produção e respeitando a singularidades de cada sujeito, os limites e os desafios de cada agrupamento, bem como suas potencialidades. A extensão universitária contribui, assim, para o quadrilátero da formação em saúde e corrobora com os princípios do SUS.