03/11/2023 - 13:10 - 14:40 CO16.7 - Diversidade de trajetórias, percepções e necessidade em saúde |
46764 - TRABALHADORAS SEXUAIS NA VILA MIMOSA: PERCEPÇÕES ACERCA DA SAÚDE E A PERSPECTIVA DOS FUNCIONAMENTOS (PDF) ALESSANDRA SENNA FERREIRA - UFRJ
Apresentação/Introdução O presente trabalho é parte integrante e visa apresentar a pesquisa de doutorado em andamento no PPGBIOS/NUBEA -UFRJ, expondo um perfil socioeconômico e abordando o cotidiano das trabalhadoras sexuais do maior território de prostituição urbano da cidade do Rio de Janeiro: a Vila Mimosa. Nele, traçamos a partir da pesquisa de campo, aplicação de questionário estruturado e entrevistas semi-estruturadas onde, para além das informações socioeconômicas, que são considerados como os principais marcadores de vulnerabilidade social para as mulheres que exercem a atividade laboral do meretrício, como a idade, baixo nível de renda e escolaridade, aliados ao cotidiano da profissão, também nos deparamos com a exposição a violências e a possibilidade de adquirir ISTs e gravidez indesejada. Sendo assim, pretendemos trazer informações preliminares acerca das assistências a saúde a partir das experiências das próprias trabalhadoras sexuais.
Objetivos O objetivo primário desta investigação identificar e analisar os funcionamentos básicos relacionados aos direitos sexuais e reprodutivos das prostitutas da Vila Mimosa, utilizando a Perspectiva dos Funcionamentos (PdF). Este paradigma, foi cunhado pela professora e pesquisadora Maria Clara Dias (c.2015), se propôs, a partir de uma escuta apurada, identificar as demandas especificas e urgentes de sujeitos reais.
Metodologia Como a investigação proposta aqui visa aliar o conhecimento teórico às experiências dos agentes sociais que temos como objeto, teremos como base, um estudo descritivo, exploratório, utilizando a metodologia qualitativa, uma vez que esta, mais do que qualquer outra, privilegia a análise de microprocessos, através do estudo das ações sociais individuais e grupais, ao possibilitar um exame intensivo dos dados, e caracterizado pela contestação no momento da análise. Segundo Minayo (2004, p 11), o método qualitativo contempla qualquer investigação social.
Resultados e discussão Os resultados referentes a esta investigação ainda são preliminares. Por ser tratar de uma pesquisa qualitativa, a mesma ainda se encontra na fase das entrevistas. No entanto, os dados preliminares nos informam que as mulheres trabalhadoras sexuais da Vila Mimosa, estão com idades mais avançadas, entre 30 e 50 anos, embora tenhamos nos deparado com mulheres entre 18 e 29 anos, estas são a minoria. As mesmas, são majoritariamente negras e/ou partas, oriundas de regiões periféricas da cidade do Rio de Janeiro e principalmente da Baixada Fluminense. Identificamos que o cuidado com a saúde sexual se reflete na quase inexistência de ISTs ou relatos sobre abortos. Acerca da saúde mental, as mulheres já entrevistas informaram que perceberam piora em sua condição em relação a sua saúde mental, durante e pós pandemia de COVID 19. Quando perguntadas sobre a assistência oferecida pelo SUS, as queixas concentram-se, inicialmente na falta de insumos básicos e médicos especialistas nas clínicas da família perto de suas residências. Ao mesmo tempo, elas nos informaram que recebem um atendimento satisfatório e até prioritário quando buscam assistência no Policlínica Hélio Pellegrino, localizado na Rua do Matoso, nº 96, na Praça da Bandeira.
Conclusões/Considerações finais Ao final deste breve artigo, percebemos que o estudo do cenário da prostituição, sob a perspectiva das ciências humanas, sociais e da saúde coletiva, nos permitirá academicamente contribuir com a produção de investigações que visem apresentar reflexões e diálogos que nos levem a possibilidades de consensos sobre temas sensíveis à sociedade, como por exemplo as questões que envolvem as inúmeras formas de violências sofridas e que perpassam os marcadores sociais dos debates sobre gênero e identidade de gênero, raça, classe, divisão social do trabalho, direitos sexuais e reprodutivos e acesso aos serviços públicos de saúde, inclusive, durante a pandemia de Covid19. Sendo assim, a pesquisa também contribuirá para o preenchimento de uma lacuna atual sobre a temática e o objeto de estudo, de modo que, do ponto de vista social, também será relevante.
|
|