03/11/2023 - 13:10 - 14:40 CO17.3 - Infâncias e adolescências sob violências - reflexões interseccionais e possibilidades de enfrentamento |
46872 - QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA APS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SOB O OLHAR DAS OPRESSÕES DE RAÇA E GÊNERO NO CONTEXTO DA OBESIDADE INFANTOJUVENIL MICHELE GONÇALVES DA COSTA - INSTITUTO DESIDERATA, CAMILLE CORREIA SANTOS - INSTITUTO DESIDERATA, RAPHAEL BARRETO DA CONCEIÇÃO BARBOSA - INSTITUTO DESIDERATA
Contextualização O Instituto Desiderata sonha em ver as crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo. Para isso busca desenvolver ações inovadoras de atuação conjunta com gestores públicos e organizações no desenvolvimento e implementação de soluções para a prevenção, promoção e cuidado para a saúde infantojuvenil. Nossa atuação parte de mudanças sistêmicas por meio de qualificação profissional, sistematização de ações assistenciais, ações de advocacy, disseminação de dados e campanhas de mobilização. No eixo de formação, foi desenvolvido dois cursos de qualificação de profissionais da APS na modalidade de ensino à distância (EAD) para a área do cuidado em obesidade infantojuvenil. Os dois cursos sob a abordagem da saúde coletiva, são intitulados: “Cuidados Relacionados à Obesidade em Crianças e Adolescentes” (Curso 1) e “Cuidado Multiprofissional na APS para o Manejo da Obesidade Infantojuvenil” (Curso 2), sendo 4 e 6 módulos respectivamente. Os dois abordam a obesidade a partir da perspectiva de determinação social da saúde, com o olhar ampliado com foco para as questões raciais e gênero, que permeiam todo esse processo saúde-doença-assistência.
Descrição Desde a elaboração das ementas, temáticas abordadas e escolha dos docentes conteudistas perpassaram por valorizar e protagonizar uma prática formativa antirracista, antissexista, com olhar ampliado de como essas questões reverberam nos espaços da APS, desde o acolhimento ao cuidado. O Curso 1 conta com o módulo intitulado “Estigma e Obesidade em crianças e adolescentes”, para compreender o impacto do estigma da obesidade sobre as crianças e adolescentes tanto na perspectiva de gênero como racial. Contextualiza o conceito de estigma da obesidade; gerar reflexões acerca das atitudes dos profissionais acerca do estigma; apresentar as consequências da abordagem estigmatizadora (discurso e ações); e propor ações de prevenção. No Curso 2, foi implementado o módulo “Reflexões sobre as opressões de raça e gênero na experiência de viver das crianças e adolescentes com obesidade”, com foco em sensibilizar sobre a influência e o impacto das questões de raça e gênero sobre as crianças e adolescentes com obesidade. Este tinha como objetivo discutir o cuidado às crianças e adolescentes com excesso de peso a partir da interseção das questões de raça e gênero como ferramenta de análise; e apresentar estratégias e ações de cuidado à obesidade infantojuvenil considerando questões de raça e gênero. Com destaque para as atividades de reflexão partir do texto literário "Escrevivência" da Conceição Evaristo e atividade de dispersão baseada em estudo de caso: Sua consulta tem cor? Cabe ressaltar que quase a totalidade dos conteudistas foram docentes/pesquisadores negras.
Período de Realização Os cursos aconteceram entre agosto de 2021 a março de 2023.
Objetivos Apresentar a proposta pedagógica de qualificação para os profissionais da APS no estado do Rio de Janeiro, com foco nas questões raciais e gênero.
Resultados Durante o período de agosto de 2021 até março de 2023 foram 1421 concluintes. Dos inscritos a maioria era do gênero feminino (56%) e negras (somatório de pretas e pardas) (20%), o percentual de dados sem informação de raça/cor foi de 68%. Quanto a modalidade de inscrição, observou-se que as turmas pactuadas diretamente com a gestão do município o percentual de conclusão dos inscritos foi mais elevado (86%) quando comparado a livre demanda. Ao total foram 52 turmas, todas com a presença de uma tutora responsável em cada grupo, sendo 12 tutoras ao longo da jornada que realizaram 143 encontros no formato on-line e presenciais. A avaliação na perspectiva dos alunos, 98% consideraram o conteúdo de fácil compreensão, 89% se consideram bem-preparados após o curso, e quase totalidade recomendaria este curso a um outro profissional de saúde (9,5).
Aprendizados O curso possibilita aos profissionais desenvolverem e identificar os repertórios de ferramentas disponíveis para ações de prevenção, proteção, diagnóstico, monitoramento e organização do cuidado na obesidade infantojuvenil respeitando o princípio da equidade, no respeito às diferenças. Sendo que esse cuidado no território, nos espaços da APS precisam refletir o processo e o impacto estrutural do racismo e machismo, que infelizmente já atinge esse público. Muitas vezes nós profissionais da saúde, reproduzimos essas ações dentro do espaço do cuidado, da consulta.
Análise Crítica Desta forma, a partir dessas temáticas abordadas promoveu-se reflexões e propostas de mudanças de prática, valorizando as dimensões da vida e dos territórios. Um desafio importante, quanto a questão teórica abordada sobre estigmas, raça e gênero, pois sabe-se que é complexo, por envolver muitas dimensões, e desta forma, um curso não dá conta de aprofundar a problemática como necessita, no entanto, acreditamos já houve uma sensibilização e despertar do olhar desses profissionais. É um passo inicial para promover reflexões e mudanças nos espaços da APS, no horizonte de uma prática totalmente antirracista.
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