Comunicação Oral

03/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO25.6 - Humanização, emancipação e educação permanente: práticas profissionais plurais na integralidade em saúde

47436 - FONOAUDIOLOGIA E O ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
REGINA PEREIRA ALVES - UFPE, WILIANE DE SOUZA MARTINS - UFPE, FLÁVIA KARINA WANDERLEY DOS REIS - UFPE


Contextualização
O estágio supervisionado é uma etapa essencial na formação dos estudantes de Fonoaudiologia, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos e a vivência da rotina profissional. Neste relato de experiência, abordaremos a vivência durante o estágio em Saúde Coletiva no curso de Fonoaudiologia. O estágio em Saúde Coletiva é uma etapa fundamental da formação acadêmica, pois proporciona aos estudantes a oportunidade de conhecer e vivenciar a realidade do sistema de saúde, bem como a aplicação dos conhecimentos teóricos em contextos reais de atendimento e promoção da saúde.

Descrição
O Estágio Supervisionado de Saúde Coletiva II foi realizado no semestre de 2022.2, totalizando 10 encontros onde participei de atendimentos, na perspectiva de produção de cuidado na APS e no NASF. Durante esse estágio, fui inserido em um serviço de saúde, integrando uma equipe NASF composta por fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde. As atividades foram desenvolvidas para a população nos territórios adstritos sendo utilizadas como estruturas físicas de apoio às Unidades Básicas de Saúde para realização dessas atividades do cuidado em saúde.

Período de Realização
O estágio foi realizado, sob supervisão de uma profissional fonoaudióloga vincula ao serviço de saúde do Município de Camaragibe, sob a preceptoria de uma fonoaudióloga no NASF, entre dezembro de 2022 a março de 2023, com um encontro semanal que durava quatro horas.

Objetivos
Proporcionar aos alunos uma experiência aprofundada no âmbito do SUS, capacitando-os para atuação na Atenção Primária à Saúde e nas atividades inerentes a esse nível de atenção à saúde como a promoção da saúde da comunicação humana, prevenção das doenças e agravos, além da proteção e recuperação da saúde das coletividades.

Resultados
Durante o estágio, foi possível participar de diversas atividades práticas que contribuíram para maior aprendizado e desenvolvimento acadêmico e profissional. Ao longo desse processo formativo, foram realizadas rodas de conversa, discussão de casos clínicos da equipe Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica (NASF- AB), avaliações clínicas acerca da comunicação infantil, reuniões de equipe, além da ministração de palestras educativas sobre temas relativos à saúde como os cuidados às pessoas com hipertensão arterial elevada; enfatiza-se que os temas abordados são de acordo com o perfil epidemiológico e as demandas geradas nos territórios. Essas experiências permitiram constatar a importância do trabalho em equipe e da atuação preventiva na saúde coletiva.
avaliações de comunicação em crianças, reunião administrativa da equipe NASF, ministrei palestras educativas sobre educação e saúde para hipertensos. Essas experiências permitiram constatar a importância do trabalho em equipe e da atuação preventiva na saúde coletiva.

Aprendizados
Essa vivência proporcionou aprendizados significativos para a formação acadêmica em fonoaudiologia por levar à compreensão sobre a importância da atuação em equipe multidisciplinar na promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos. A partir desse estágio foi possível ampliar o olhar sobre a humanização em saúde, além de identificar e abordar as reais necessidades de comunicação da população de forma coletiva com mais facilidade, buscando as estratégias mais adequadas para garantir o direito à saúde e potencializar o acesso aos serviços de saúde, reduzindo as barreiras e fragilidades existentes no sistema. Além disso, foi possível desenvolver as habilidades de pensar o planejamento em saúde de maneira mais coerente, a organização e seleção dos recursos da Atenção Primária à Saúde e o aprimoramento da capacidade comunicacional nos diferentes contextos e com diferentes públicos.


Análise Crítica
A partir da análise crítica sobre o estágio foi possível identificar necessidade de fortalecimento da integração entre os diferentes profissionais da saúde, visando uma atuação interdisciplinar mais efetiva. Além disso, é fundamental ampliar o conhecimento sobre a importância da saúde coletiva e suas estratégias de atuação no currículo acadêmico, garantindo uma formação mais completa e preparada para os desafios do campo. Acredita-se que o estágio supervisionado em saúde coletiva é uma oportunidade valiosa para os estudantes desenvolverem competências essenciais e contribuírem para a promoção da saúde em nível populacional.