Comunicação Oral

03/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO32.5 - Processos coletivos e laços solidários no cuidado em saúde mental

46112 - PERCEPÇÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO SUPORTE DE PARES ENQUANTO ESTRATÉGIA REABILITATÓRIA EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
CARLOS ALBERTO DOS SANTOS TREICHEL - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, BIANCA BRANDÃO DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, ANGELA PEREIRA FIGUEIREDO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, ANA LAURA SALOMÉ LOURENCETTI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, MARIA GIOVANA BORGES SAIDEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, ROSANA TERESA ONOCKO CAMPOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS


Apresentação/Introdução
O suporte de pares é um conceito que se baseia na ideia de que indivíduos que vivenciaram experiências semelhantes podem oferecer apoio, compreensão e orientação uns aos outros. Com crescimento expressivo no campo da saúde mental, esse tipo de iniciativa é marcado pela conexão, empatia, suporte e encorajamento mútuo dos indivíduos. A perspectiva central desse tipo de abordagem é que através do compartilhamento de experiências pessoais, os participantes do suporte de pares possam encontrar conforto, validar seus sentimentos e obter uma perspectiva diferente sobre suas situações. Considerando seu potencial reabilitatório, uma proposta de implementação dessa estratégia na Rede de Atenção Psicossocial de Campinas-SP vem tomando corpo nos últimos anos. Trata-se de uma iniciativa em fase de pré-implementação, onde aspectos como a aceitabilidade dessa proposta estão sendo avaliados. A aceitabilidade está relacionada à forma como a intervenção é vista em termos de relevância, coerência e compatibilidade com os valores, crenças e necessidades das pessoas envolvidas. Avaliar a aceitabilidade permite identificar possíveis resistências, preocupações ou ajustes necessários na intervenção para garantir que ela seja bem recebida e considerada valiosa.

Objetivos
O objetivo desse estudo foi identificar as percepções de profissionais e usuários de Centros de Atenção Psicossocial sobre a implementação do suporte de pares enquanto estratégia reabilitatória na Rede de Atenção Psicossocial de Campinas-SP.

Metodologia
Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, conduzido com 17 trabalhadores e 7 usuários de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em novembro de 2022. O estudo faz parte da etapa de pré-implementação de um esforço para implementar o suporte de pares no município de Campinas-SP. Após apresentação da proposta de implementação para os sujeitos do estudo, esses foram convidados a compartilhar suas percepções sobre o suporte de pares em um formulário com duas questões abertas, que posteriormente foram analisadas por meio do modelo de análise de conteúdo categorial temático. O estudo foi previamente aprovado por um Comitê de Ética credenciado, seguiu as normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos da Resolução 466/12 e adotou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Resultados e discussão
Em relação a primeira questão, alusiva aos benefícios para os usuários a partir da implementação da proposta, as unidades de análise identificadas apontaram majoritariamente para o potencial da proposta de valorização das experiências dos usuários e da promoção de relações de apoio que podem ser benéficas para recuperação dos indivíduos. Destacaram-se ainda a possibilidade de contribuição para adesão ao tratamento, diminuição do estigma e impacto positivo na reorganização dos serviços. Para os usuários, em especial, se sobressaíram ainda questões relativas à possibilidade de estabelecimento de uma comunicação mais horizontalizada e a perceptiva de conquista social a partir da atuação como um indivíduo que pode ajudar outra pessoa. Já quanto à viabilidade de executar o suporte de pares nos serviços, foi destacado como principal ponto positivo o engajamento dos usuários e da equipe nas atividades dos serviços, ressaltando-se a disponibilidade dos mesmos para adesão da proposta. Como pontos de dificuldade, especialmente os profissionais destacaram pontos como a necessidade de articular a proposta às atividades da equipe pensando na sua adaptação e a superação de conflitos que poderiam dificultar a vinculação entre alguns usuários.

Conclusões/Considerações finais
O estudo destacou a importância do suporte de pares como uma abordagem promissora nos serviços de saúde mental, oferecendo benefícios tanto para os usuários quanto para os profissionais envolvidos. No entanto, é fundamental que sejam consideradas as questões práticas relacionadas à implementação, como a articulação com as atividades existentes e a gestão de conflitos. Compreender e abordar esses desafios de forma adequada poderá contribuir para uma implementação mais efetiva e sustentável do suporte de pares nos CAPS de Campinas-SP, promovendo melhores resultados para os usuários e fortalecendo o cuidado em saúde mental.