Comunicação Oral

03/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO32.6 - Decolonização dos saberes e práticas em Saúde Mental

47259 - ESTRATÉGIAS PARA GARANTIR O FORTALECIMENTO DA SUPERVISÃO E MONITORAMENTO DOS CAPS NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19
MÁRCIA CRISTINA FERREIRA BRANDÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ


Contextualização
O referido trabalho visa relatar a experiência de realização de supervisão e monitoramento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), localizados no estado do Piauí, através da Gerência de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí durante o período de crise sanitária em decorrência da Pandemia de Covid-19, onde, para fortalecer o trabalho, recorreu-se ao uso de ferramentas tecnológicas de trabalho remoto.

Descrição
A realização da supervisão e monitoramento aos Centros de Atenção Psicossocial pela gestão estadual tem caráter pedagógico, não punitivo, e, configura-se como ação que visa, prioritariamente, promover o fortalecimento dos processos de trabalho das equipes e apoio à gestão local. Porém, com a crise sanitária decorrente da pandemia de Covid-19, fez-se necessário a adoção de ações estratégicas para garantir a continuidade desse processo nos momentos de agravamento das medidas de distanciamento social, que inviabilizavam o deslocamento da equipe técnica aos municípios. Neste sentido, foi inserida a modalidade virtual de supervisão e monitoramento como forma complementar, utilizando-se das ferramentas tecnológicas de trabalho remoto.

Período de Realização
De abril de 2021 à dezembro de 2022

Objetivos
Garantir a continuidade do apoio técnico aos CAPS em funcionamento com vistas no fortalecimento dos processos de trabalho da equipe técnica, bem como também no apoio a melhoria da organização e estruturação da gestão do serviço.

Resultados
Foram realizadas 06 (seis) supervisões remotas no ano de 2021, 01 (uma) no ano de 2022 e 04 (quatro) monitoramentos no ano de 2022, sendo todos CAPS do Tipo I. Foi conduzido pela equipe técnica da Gerência Estadual e teve como participantes do processo coordenadores (as) dos CAPS, equipe técnica e apoio administrativo, como também, em algumas experiências, o (a) gestor (a) municipal de saúde e integrantes do controle social. Aplicava-se instrumental para coleta de informações que contemplavam informações desde a estrutura física do equipamento a informações referentes aos processos de trabalho. Como forma de complementação, solicitava-se dos equipamentos supervisionados e/ou monitorados o envio por e-mail de fotos e vídeos das dependências do equipamento, instrumentais técnico-operativos utilizados no cotidiano de trabalho, bem como outros que se fizessem necessários ao processo de supervisão/monitoramento.

Aprendizados
A possibilidade do uso de tecnologias pode integrar novas formas de comunicação ao processo de trabalho, porém, esse modelo precisa ser revisto e compreendido como algo que não substitui a potência das relações presenciais, sobretudo no campo da saúde mental.

Análise Crítica
A utilização de tecnologias digitais foi importante para garantir a continuidade do trabalho diante das dificuldades apresentadas no período crítico da Pandemia. Contudo, alguns fatores corroboraram para a insegurança nas informações obtidas nesse processo, dentre eles destaca-se a instabilidade nas redes gerando comunicação ineficiente, o aparato tecnológico insuficiente tanto da secretaria de saúde do estado como dos municípios supervisionados e/ou monitorados, a dificuldade de alguns trabalhadores e trabalhadoras no manuseio dessas tecnologias e a limitação da participação dos sujeitos integrantes e imprescindíveis em tão importante processo que são os usuários e usuárias desses serviços e seus (suas) respectivos (as) familiares e/ou cuidadores (as).