Comunicação Oral Curta

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC33.4 - APS_ESF_ACS e comunidades tradicionais e contaminação ambiental

46216 - VER-SUS E A INTERPROFISSIONALIDADE COMO APOSTA NA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
JECICA DOS SANTOS XAVIER - UNIVASF, LAYTA SENA RIBEIRO - UPE


Contextualização
A Residência Multiprofissional é uma proposta de educação permanente, na modalidade de pós-graduação lato sensu, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) destinada a uma gama variada de trabalhadores de saúde como enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacionais, assistentes sociais, entre outros, visando qualificar os profissionais através da integração ensino-serviço-comunidade e aumentando a resolutividade de suas ações instaurando novos paradigmas em saúde, em um aspecto ético-político-colaborativo. Assim como a residência, o projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde – VERSUS é uma estratégia de qualificação profissional de estudantes, trabalhadores do SUS e residentes em saúde, apoiada à Educação Popular em Saúde e aplicada a discussões sobre gestão, atenção à saúde e mobilização político-comunitária. Isto é, o VER-SUS de forma imersiva, aproxima a realidade dos territórios aos viventes e facilitadores, a fim de que reconheçam outros espaços e práticas institucionais, mesmo que deslocadas dos espaços de cuidado formais. Apesar dos desmontes no investimento nas políticas de educação permanente, o estado de Pernambuco optou pelo retorno do projeto em dois municípios: Arcoverde e Salgueiro.

Descrição
O NB é um tipo de coletivo que é organizado para a realização de troca de saberes e investigação criativa de soluções compartilhadas entre seus pares, visando construir uma realidade transformadora a partir da consciência e da práxis. A edição do VERSUS deste ano versou sobre a linha de cuidado Materna Infantil, a partir do olhar sobre a organização das Redes de Atenção à Saúde e o trabalho interprofissional das equipes. O VER-SUS promoveu discussões interprofissionais sobre a atenção e gestão do cuidado materno infantil na rede de saúde de Pernambuco, no que concerne ao matriciamento e organização do processo de trabalho das equipes. Ademais, possibilitou o (re)conhecimento do território e dos equipamentos sociais e políticos e visitas de campo a alguns serviços (Unidade de Saúde da Família, Maternidades, CRAS, Canto Mãe Coruja e a VII Gerência Regional de Saúde) que fazem parte da rede de atenção à saúde materna e infantil, inclusive com públicos específicos como os remanescentes de quilombo em Conceição das Crioulas, além de uma Cozinha Comunitária que é também uma Associação de Mulheres, chamada AMUSA.

Período de Realização
Trata-se de um relato de experiência realizado no município de Salgueiro-PE com estudantes de graduação em saúde, residentes e tutores de diferentes áreas de atuação de agosto a setembro de 2022.

Objetivos
Relatar a experiência do VER-SUS Pernambuco Gestando Redes em Salgueiro-PE, descrevendo alguns cenários e práticas a partir de um olhar crítico-reflexivo sobre a vivência dentro de um Núcleo de Base (NB).

Resultados
Oportunizou-se aos participantes a integração entre pares de diferentes áreas de atuação do estado de Pernambuco, mesmo que fossem da mesma modalidade profissional, visto estarem em momentos diferentes de suas formações e partindo de realidades distintas nos serviços que atuam, a discussão interprofissional, a aquisição de saberes técnicos e teóricos multidisciplinares, o esforço político-coletivo de defesa do SUS, no recorte de cuidados materno-infantil, sob uma ótica de amorosidade, humanização e integração dos conhecimentos científicos e populares.

Aprendizados
Destaca-se a importância da defesa e o fortalecimento de projetos como estes para a qualificação de futuros trabalhadores do SUS, visto que a formação impõe, muitas vezes, barreiras de acesso ao entendimento crítico sobre o que é saúde pública e coletiva, já que o currículo enfoca, muitas vezes, sua atuação na aquisição de saberes técnicos, prescritivos e procedimentais.

Análise Crítica
Neste sentido, é imperativo e urgente, com isso, fortalecer a integração universidade-serviço-comunidade, intencionando práticas mais alinhadas e comprometidas com as reais necessidades do povo brasileiro, já que a realidade é um “complexo de complexos” que envolvem não só um conjunto de noções etiológicas e sanitárias, mas de uma atenção (em todos os níveis) cuidadosa e diligente com as especificidades do território e das populações trabalhadas. A linha materno infantil é atravessada por especificidades que necessitam de um olhar para além das questões biológicas, a partir da discussão de uma rede que seja Intersetorial considerando a vulnerabilidade e as questões socioculturais das mulheres para o fazer saúde.