Comunicação Oral Curta

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC33.4 - APS_ESF_ACS e comunidades tradicionais e contaminação ambiental

47745 - TRABALHO E SAÚDE: RELATO SOBRE UMA OFICINA DE ACOLHIMENTO EM SAÚDE COM PROFISSIONAIS DO SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR DE UM MUNICÍPIO ALAGOANO.
LUZIA MARIA DA GUIA MALTA PRATA - UFPB, ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT - UFPB, TALITHA RODRIGUES RIBEIRO FERNANDES PESSOA - UFPB


Contextualização
Trata-se de um relato de experiência de uma atividade pedagógica intitulada: Oficina sobre Acolhimento em Saúde, ocorrida durante na disciplina Estágio em Docência (ED), no Doutorado Profissional em Saúde da Família (DPSF), da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), na nucleação II, composta pelas Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e do Rio Grande do Norte (UFRN). A disciplina ED tem como objetivo desenvolver no discente a competência para atuar na docência nos diversos espaços formativos da saúde, sendo estruturada em uma parte teórica e a outra prática. Tem como atividade final, uma atividade de intervenção, decorrente de síntese reflexiva sobre o planejamento, aplicação e avaliação da vivência de uma atividade pedagógica. Portanto, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de uma oficina sobre acolhimento em saúde, desenvolvida junto a equipe de profissionais de saúde que integram o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do município de Cajueiro em Alagoas.


Descrição
A Oficina de Acolhimento em Saúde foi estruturada com uma carga horária de 12 horas, desenvolvida em 03 encontros de 04 horas cada. Os objetivos de aprendizagem propostos foram: conhecer os princípios do SUS relacionando-os à proposta do SAD; compreender o Acolhimento enquanto diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH); e aplicar a Visita Domiciliar enquanto ferramenta de abordagem familiar. As oficinas contaram com a participação dos profissionais do SAD (Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicóloga e duas Técnicas de Enfermagem), da coordenadora da Atenção Primária em Saúde, da coordenadora do Programa saúde na Escola (PSE) e de uma facilitadora.
Os encontros foram realizados, utilizando rodas de conversa, onde cada membro pôde contribuir com o que estava sendo discutido, de forma dialógica e horizontal. Cada participante recebeu uma pasta contendo algumas cartilhas sobre diretrizes e dispositivos da PNH. Ao final de cada encontro houve avaliações escritas anonimamente, onde os participantes refletiram sobre, sugeriram e criticaram: a facilitadora; o espaço físico; o conteúdo abordado; e a metodologia utilizada.



Período de Realização
A disciplina de Estagio em Docência ocorreu no período de 02/02 à 15/06/23. A Oficina de Acolhimento em Saúde ocorreu nas datas - 26/abril, 03 e 10 de maio/2023.

Objetivos
Promover espaços de Educação Permanente em saúde aos profissionais que integram o Serviço de Atendimento Domiciliar de Cajueiro-AL.

Resultados
Foram encaminhados dois produtos: Fluxograma Descritor de admissão dos usuários no programa de SAD; e Formulário de admissão e de encaminhamento dos usuários, contendo espaços para contrarreferência e justificativa de resposta. Ademais, o grupo pactuou encontros regulares para continuidade visando construir outros instrumentos, a exemplo de: Projeto Terapêutico Singular centrado na necessidade dos usuários, incluindo seus familiares também nos processos de decisão; e oficina para instrumentalizar familiares e/ou cuidadores de usuários acamados/domiciliados para a manutenção do cuidado residencial.


Aprendizados
Observou-se um maior entrosamento no relacionamento interpessoal da equipe, bem como uma melhor compreensão o seu trabalho no contexto do SUS. Ressalta-se que esses profissionais nunca tiveram oportunidade de participar de um encontro formativo, desde suas inserções no programa de Atenção Domiciliar em 2018. Sendo, portanto, muito bem recebido pelos participantes da oficina.
Nessa direção, conhecer a finalidade do programa e poder relacioná-lo aos princípios doutrinários do SUS foi um diferencial; e entender a importância da Diretriz da PNH - Acolhimento para além do usuário e seus familiares, ou seja, para o próprio trabalhador, trouxe muitas inquietações ao grupo. Ademais, as discussões suscitaram reflexões críticas sobre o modo de produzir saúde da equipe, levando a compreensão da principal ferramenta de trabalho da equipe, a Visita Domiciliar, na sua amplitude, sendo destacada pelo grupo como ferramenta de abordagem familiar e que, para realizá-la, faz-se necessário planejamento, objetivo e avaliação.


Análise Crítica
A disciplina ED oportunizou conhecimentos valiosos para desenvolvimento de processos formativos nos espaços de educação permanente nos serviços de saúde.
A vivência proposta pela intervenção não mudou apenas o conhecimento da doutoranda que realizou a oficina proposta na disciplina de ED, e dos docentes, mas também, as práticas de saúde que ocorrem bem distantes geograficamente do espaço da sala de aula, visto que afetou e instigou um grupo de profissionais que participaram da oficina - que agiam às cegas, institivamente guiados pela vontade de fazer mais e melhor – a ampliar olhares qualificando seus processos de trabalho.
Finalmente, percebe-se que ainda há muito a fazer, que existem muitas caixinhas a serem quebradas e muitos lugares adormecidos a serem acessados. Entretanto, despertados pela oficina, esses profissionais foram motivados a seguir aprendendo e se fortalecendo enquanto coletivo.