22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
32627 - ABDIAS DO NASCIMENTO PRÉ-PESQUISA SAÚDE: CIÊNCIA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL GABRIELA ARANTES WAGNER - UNIFESP, FRANCISCO ROBERTO GONÇALVES SANTOS - UNIFESP, CÁSSIO SILVEIRA - UNIFESP, MARIANA CABRAL SCHVEITZER - UNIFESP, FABIANA SCHLEUMER - UNIFESP, IARA ROSA FARIAS - UNIFESP, AMANDA APARECIDA MACAIA - USP, CHARLES ABRANTES COURA - USP, DAIANA RODRIGUES DA SILVA - UNIFESP, DÉBORA LACERDA SAES - UNIFESP, JAILSON LOPES DE SOUSA - USP, MARIA JOSE DIAS DE FREITAS - UNIFESP, NANI JUNILIA DE LIMA - UNIFESP, RAIANE PATRICIA SEVERINO ASSUMPÇÃO - PROEC/UNIFESP, MAGNUS REGIOS DIAS DA SILVA - PROEC/UNIFESP, DÉBORA GALVANI - PROEC/UNIFESP, MÁRCIA MARIA MACEDO MACHADO - PROEC/UNIFESP, YARA FERREIRA MARQUES - PROEC/UNIFESP, REGINA HELENA PETRONI MENNIN - UNIFESP
Objetivos: Apresentar os resultados do curso preparatório em Metodologia Científica - Abdias Do Nascimento Pré-Pesquisa Saúde, cujo objetivo foi o de capacitar estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação para elaboração de pré-projetos de pesquisa para concorrerem aos processos seletivos de mestrado e doutorado de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
Métodos: O curso foi desenvolvido em 180 horas presenciais, sendo 30 horas em Epidemiologia. O corpo docente foi composto de 6 professores doutores da Unifesp e 6 tutores presenciais para facilitação do aprendizado em sala de aula e adaptação de material didático. Quanto à avaliação, além da entrega dos pré-projetos, simularam-se bancas de docentes para seleção de programa de pós-graduação e entrevistas.
Resultados: Dos 30 alunos ingressantes, 66,7% (20 alunos) concluíram o curso com êxito. Entre eles, 55,0% dos pré-projetos apresentados foram em Epidemiologia. Entre os concluintes, 20,0% (4 alunos) foram aprovados em seleções de Programas de Pós-Graduação e 1 deles participa atualmente de uma equipe de pesquisadores da OPAS.
Conclusões: Apesar das ameaças às inúmeras conquistas obtidas e em curso no processo democrático e na construção do Estado de direito no Brasil, o curso nos motivou a entender que a universidade deve ser sensível e comprometida aos problemas e apelos sociais para construção de modelos autênticos e convergentes de promoção e transformação social. Apesar de apenas 20,0% dos nossos alunos ingressarem em Programas de Pós-Graduação, acreditamos que a ciência, prevalentemente a Epidemiologia, se tornou visível aos olhos deste grupo.
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