22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
32925 - O ENSINO DA EPIDEMIOLOGIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NO BRASIL RITA ADRIANA GOMES DE SOUZA - UFMT, JUBER LEANDRO PENTEADO MARRAFÃO - UFMT, ANA PAULA MURARO - UFMT, BÁRBARA DA SILVA NALIN DE SOUZA - UFMT
Objetivo – Caracterizar o ensino da Epidemiologia nos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva no Brasil, no ano de 2019. Métodos – Trata-se de pesquisa de abordagem descritiva e documental. Os dados analisados foram das instituições de ensino superior (IES), identificadas nos endereços eletrônicos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e do Ministério da Educação. Foram analisados os projetos pedagógicos dos cursos, assim como as matrizes curriculares e as ementas das disciplinas de Epidemiologia, documentos de acesso público. Resultados – Vinte e três IES ofertavam CGSC, no total de 40 cursos, presentes em todas as regiões do Brasil. Foram identificadas 201 disciplinas, que foram agregadas em nove categorias: Bioestatística; Fundamentos da Epidemiologia; Informação e Saúde; Epidemiologia Descritiva; Epidemiologia Analítica; Epidemiologia em Serviços de Saúde; Vigilância em Saúde; Geoprocessamento; Estágio (ênfase em epidemiologia). A categoria Vigilância em Saúde foi a mais ofertada nos CGSC (30,9%), seguida por Epidemiologia Analítica (19,4%) que, juntas, representaram 50,3% das categorias de Epidemiologia nos CGSC. Bioestatística representou 17,4%, Epidemiologia Descritiva 11,9%, Informação e Saúde 10,9%, Epidemiologia em Serviços de Saúde 4,5%, Fundamentos da Epidemiologia 3,5%, Geoprocessamento 1,0% e Estágio (com ênfase em Epidemiologia) 0,5%. Vigilância em Saúde também foi a categoria com a maior carga horária, totalizando 2.949 horas. A maioria das disciplinas apresentou carga horária para atividades práticas. Conclusões – Não há uniformidade quanto aos conteúdos de epidemiologia ministrados nas IES, porém a maioria deles está de acordo com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais.
|