22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
32942 - VIVÊNCIAS DE ACADÊMICOS NA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM CRATEÚS-CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NÁGELA BEZERRA SIQUEIRA - FPO, DILENE FONTINELE CATUNDA MELO - FPO, FRANCISCA NELLIE DE FAULA MELO - FPO, FRANCISCA MAYRA DE SOUSA MELO - FPO, MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS OLIVEIRA CUNHA - FPO
Objetivo: Relatar a vivência obtida em uma visita técnica feita na Secretaria de Saúde de Crateús-CE. Métodos: Relato de experiência a partir das expectativas dos alunos do 1º semestre na disciplina de Epidemiologia, Curso de Bacharel em Enfermagem, pela Faculdade Princesa do Oeste (FPO). A visita técnica à secretária de saúde ocorreu em Abril de 2018. A secretaria pertence a 15ª CRES que atende aos municípios: Ararendá; Crateús; Independência; Ipaporanga; Ipueiras; Monsenhor Tabosa; Nova Russas; Novo Oriente; Poranga; Quiterianópoles e Tamboril. Resultados: A visita foi composta por 15 alunos. A secretária de Crateús permitiu conhecer a estrutura e os setores em que são desenvolvidos suas atividades e observar o trabalho desenvolvido pelas pessoas responsáveis pelo serviço. Após observação foi possível trocar informações, desenvolver novas práticas, ampliar conhecimentos acerca do serviço da vigilância epidemiológica. A importância da visita técnica favoreceu conhecer a dimensão diante das ações em prol das políticas públicas de prevenção e combate a doenças na população dessa região. Os acadêmicos de Enfermagem puderam tirar dúvidas com os profissionais e conhecer a rotina de uma área significativa para a prevenção de doenças negligenciadas. Conclusão: A realização da visita técnica à Secretaria de Saúde de Crateús possibilitou aos estudantes, a aproximação da realidade dos serviços de saúde. Os serviços de apoio técnico administrativo da secretaria de saúde possuem uma relação com a assistência ao paciente e com a equipe de enfermagem. Desta forma, a visita técnica como estratégia de ensino-aprendizagem, possibilita a articulação ensino-serviço e teoria-prática em cenários reais.
|