22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
32955 - ANÁLISE DO POTENCIAL DO MAPA CONCEITUAL NO ENSINO DOS INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS RENATA LOPES DE SIQUEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, PEDRO SIQUEIRA CRUZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Objetivo: avaliar o potencial do mapa conceitual (MC) no ensino dos indicadores epidemiológicos. Método: trata-se de uma experiência de ensino em que se efetuou uma análise do processo de ensino e aprendizagem mediado pelos MC(s) elaborados por 27 discentes da disciplina Epidemiologia e Saúde Ambiental do 4º. período de nutrição da Universidade Federal de Sergipe, semestre letivo 2/2019. Os MC(s) foram construídos em grupo. Seguindo as etapas e diretrizes de elaboração do MC, inicialmente, os alunos elencaram e revisarão os conceitos relativos aos indicadores epidemiológicos, na sequência, via termos de ligação, estabeleceram correlação entre eles. Finalizando, cada grupo apresentou o respectivo MC para debate com a turma. Resultados: tempo restrito, infraestrutura da sala de aula, sobrecarga e sobreposição de trabalhos acadêmicos, falta de familiaridade com metodologia e dificuldade de ruptura com modelo verticalizado de aprendizagem foram apontados como aspectos limitantes ao melhor usufruto do potencial do MC. Não obstante, o processo de construção e configuração final dos MC(s) expressaram um processo de ensino aprendizagem horizontal, interativo, colaborativo, crítico e reflexivo. Conclusão: a memorização por repetição, ao invés da apropriação crítica dos indicadores epidemiológicos, pode levar ao uso inadequado de conceitos e comprometer as análises. O MC, enquanto metodologia ativa de ensino e aprendizagem fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, não obstante as dificuldades vivenciadas, corroborou o seu potencial pedagógico evidenciado cientificamente, promovendo a assimilação crítica e correlação apropriada dos indicadores epidemiológicos. Conclui-se ser um investimento positivo qualquer esforço para superar as dificuldades observadas no emprego do MC no ensino da epidemiologia.
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