Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS)

33051 - NÍVEIS DE PREVENÇÃO E HISTÓRIA NATURAL DE DOENÇAS: CONSTRUINDO CONCEITOS EM EPIDEMIOLOGIA
ANA LÍVIA DA SILVA CEZÁRIO - CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO, MARIANA ANDRADE SANTIAGO PALÁCIO - CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO, RAQUEL COSTA KOPPE - CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO, ISABELA TAVARES DIAS - CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO, LETÍCIA LIMA RAMOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO, LUIS GUILHERME REIS NEVES - CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO, MICHAEL DAVID DE SOUZA SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO, VIVIAN SIQUEIRA SANTOS GONÇALVES - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA


Objetivos: construir estratégia de apresentação e divulgação de conteúdo teórico ministrado na disciplina Epidemiologia em um Curso de Nutrição de uma Instituição de ensino Superior do Distrito Federal. Métodos: os alunos do primeiro semestre de 2019 foram instruídos a escolher entre um método tradicional de avaliação ou uma abordagem diferenciada que considerasse alguma prática inovadora e ativa. Após a escolha, foram estimulados a produzir material áudio visual sobre os conteúdos teóricos apresentados em sala de aula pela professora. O material, trabalhado em grupo, deveria ser objetivo, interessante e estruturado para que traduzisse o conhecimento científico de forma esclarecedora. A avaliação foi composta pela discussão em sala de aula e mensuração de interações com outros alunos da instituição por meio de redes sociais. Resultados: foi elaborado um vídeo amador sobre níveis de aplicação das medidas preventivas e a história natural de três doenças: gripe, diabetes e câncer. O embasamento teórico se deu por meio do preconizado por Leavel e Clark (1976). O vídeo foi apresentado à turma pelo grupo e os pontos de melhoria construídos coletivamente. Houve divulgação e interação em diversas redes sociais dos alunos e, na semana de avaliação, ele obteve 447 visualizações no Youtube. Conclusões: a experiência proporcionou aos alunos a oportunidade de participar da definição da estratégia de avaliação, assim como de executar a difícil tarefa de traduzir o conhecimento científico para uma linguagem acessível. Além disso, houve contato com ferramentas de edição e divulgação de informações muito utilizadas no contexto da saúde na atualidade.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS