22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
33789 - O ENSINO DA EPIDEMIOLOGIA NUM CURSO MÉDICO BASEADO NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS MARIA APARECIDA TURCI - UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO, ALEXANDRE SAMPAIO MOURA - UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO, FABIANO GONÇALVES GUIMARÃES - UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO
Objetivos: Apresentar a forma inovadora de ensino da epidemiologia num curso médico organizado com projeto pedagógico com as seguintes premissas: utilização dos princípios de aprendizagem do adulto e metodologias ativas; o currículo integrado e em espiral; conteúdo orientado e baseado na comunidade; método clínico centrado na pessoa, a integração com o SUS desde o 1° período e a desospitalização do ensino. Métodos: O currículo não tem as disciplinas tradicionais. A unidade certificativa é o bloco temático, composto pelas estratégias educacionais. Os conteúdos da epidemiologia são trabalhados no 2o período nos Grupo Tutoriais, carro chefe do PBL onde são discutidos a definição de epidemiologia e sua perspectiva histórica, os mecanismos de transmissão das doenças infecciosas, noções básicas de bioestatística, as bases epidemiológicas da interpretação de testes diagnósticos, o conceito de risco epidemiológico, os padrões de distribuição de doença. Nos seminários são trabalhados os indicadores utilizados para a medida do estado de saúde da comunidade, a vigilância epidemiológica (VE) de agravos transmissíveis e a vigilância de agravos não transmissíveis. No Treinamento de Habilidades são trabalhados os aspectos envolvidos no processo de investigação epidemiológica e Desenvolver habilidades básicas de análise de dados. No 3o período, na estratégia Prática Médica na comunidade, é trabalhada na prática a vigilância em saúde e indicadores e no Projeto em Equipe, os alunos conhecem os estudos observacionais.
Resultados: Os alunos trabalham o conteúdo em forma de objetivos de aprendizagem, que buscam fortalecer habilidades e competências, ao invés de lista de conteúdos.
Conclusão: A aprendizagem tem forte componente prático, reflexivo e aplicado para a prática médica.
|