22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
34240 - EPIDEMIOLOGIA EM CORDEL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM AMANDA SOARES - UNIPE, BÁRBARA LETÍCIA DE QUEIROZ XAVIER - ESP, HEBE JANAYNA MOTA DUARTE BESERRA - UNIPE, ANA ELOÍSA CRUZ DE OLIVEIRA - UNIPE, ROZILEIDE MARTINS SIMÕES CANDEIA - UNIPE, FRANCISCO FERNANDES ABEL MANGUEIRA - UEPB
Objetivo: relatar a utilização do cordel como instrumento de ensino-aprendizagem da disciplina de epidemiologia em um curso de graduação em enfermagem. Métodos: estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido com discentes da disciplina de epidemiologia de graduação em enfermagem, durante os meses de março a junho de 2020, em uma instituição privada de ensino superior no Estado da Paraíba. Resultados: O emprego do cordel como instrumento de ensino-aprendizagem da epidemiologia resultou em um total de 21 cordéis construídos por 113 discentes da disciplina, divididos em quatro turmas, e que contaram com a orientação e o acompanhamento docente. O formato de cada cordel foi em versos distribuídos em 16 quadras, abordando temas sobre epidemiologia básica, indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e estudos epidemiológicos. Devido ao estado de pandemia da COVID-19, estes foram apresentados (recitados) em formato de vídeo durante aula remota via plataforma Blackboard collaborate. Com a finalização das apresentações, uma comissão de professores da área de saúde coletiva e epidemiologia foi formada para realizar a revisão dos textos dos cordéis, posteriormente submetidos para publicação na editora da instituição de ensino superior a qual os discentes e docentes estavam vinculados. Conclusões: A utilização do cordel como ferramenta metodológica na disciplina de epidemiologia apresentou resultados positivos, não só pelos 21 cordéis construídos, mas também por promover maior envolvimento dos discentes com os temas estudados, de maneira dinâmica e criativa. Além disso, o cordel como expressão cultural foi capaz de aproximar educadores e de educandos a sua matriz nordestina.
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