22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
34368 - IMPORTÂNCIA DA EPIDEMIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO MÉDICA: UM RELATO SOBRE A PERCEPÇÃO DISCENTE ALEXANDRE BEZERRA SILVA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (DCB) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), ANTÔNIO DE MEDEIROS PEREIRA FILHO - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (DCB) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), TASSIO DANILO REGO DE QUEIROZ - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (DCB) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), MIKAELLI CURINGA DE SOUZA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (DCB) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), RAFAEL RODOLFO TOMAZ DE LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), ALLYSSANDRA MARIA LIMA RODRIGUES MAIA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (DCB) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)
Objetivo: Relatar a experiência de uma atividade acadêmica, desenvolvida para compreender a percepção discente sobre a importância do ensino da epidemiologia na formação médica. Métodos: A atividade intitulada “evocação de palavras” foi realizada em fevereiro de 2019, com 19 discentes de medicina, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), localizada em Mossoró/RN, matriculados na disciplina Epidemiologia I. Foi realizado um estudo exploratório do tipo compreensivo-interpretativo, com a construção dos dados a partir da evocação de palavras e análise temática de conteúdo. Resultados: A partir da análise das palavras evocadas, bem como do debate com os discentes, emergiram duas temáticas: (pré) conceito sobre epidemiologia; estatísticas como ferramenta para prevenção e controle de doenças. Os achados apontaram que a epidemiologia é vista pelos discentes como uma disciplina voltada para o estudo das doenças, desconsiderando os fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença na comunidade. Ademais, as estatísticas são importantes uma vez que podem estabelecer as estratégias e medidas profiláticas para auxiliar na prevenção de doenças e outros agravos. Conclusões: Constatou-se a necessidade de uma formação crítica e reflexiva sobre a importância da epidemiologia durante a formação. Recomenda-se que o ensino da epidemiologia seja norteado pelas diretrizes de uma prática libertadora, enquanto estratégia para a (re)construção e conhecimentos socialmente relevantes, ancorado na reflexão, diálogo e sem desconsiderar as iniquidades em saúde.
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