22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
35642 - SALA DE AULA INVERTIDA PARA FORMAÇÃO EM ESTATÍSTICA/EPIDEMIOLOGIA À REDE PROFSÁUDE/FIOCRUZ JONATAS REIS BESSA DA CONCEICAO - FIOCRUZ, DIANA PAOLA GUTIERREZ DIAZ DE AZEVEDO - FIOCRUZ, CARLA PACHECO TEIXEIRA - FIOCRUZ, MARIA CRISTINA RODRIGUES GUILAM - FIOCRUZ, JÚLIO CÉSAR SCHWEIKARDT - FIOCRUZ
Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi de relatar a experiência do curso introdutório de estatística aplicada a pesquisa quantitativa, como atividade de qualificação de discentes e docentes participantes do estudo multicêntrico sobre prevenção e controle do COVID 19 da rede do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/FIOCRUZ). Métodos: Participaram do curso 70 pessoas de diferentes profissões de saúde da rede. Destes, 81,43% (n = 57) se autorreferiram como mulheres e 60 % (n = 42) dos participantes nunca trabalharam com pesquisas quantitativas. Este curso utilizou o ensino híbrido, visando a cristalização do conhecimento dos participantes no tema. A método central utilizado foi a sala de aula invertida, incluindo: vídeo aulas; vídeos curtos de experiências com pesquisadores da rede em análises quantitativa/epidemiologia em saúde coletiva; e encontros síncronos para discussão das diferentes temáticas e práticas em análises de dados, utilizando as respostas dos próprios participantes sobre a sua expectativa e satisfação com o curso. Resultado: De maneira geral, os feedbacks mais frequentes dos participantes do curso foram positivos sobre o método teórico/prático da sala de aula invertida. Também foi ressaltado a importância do curso para a formação e aplicação prática dos conceitos em estatística/epidemiologia nas pesquisas da rede. Conclusões: Os métodos usados possibilitaram a construção conjunta de debates sobre a relação da abordagem epidemiológica em temáticas relacionadas a saúde coletiva. Salienta-se que o curso foi avaliado positivamente pelos participantes, independente da obtenção de experiência prévia em pesquisa quantitativa.
|