22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
35826 - EPIDEMIOLOGIA PARA GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO: EXPERIÊNCIA DA ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO JULIANA VIEIRA DE CASTRO MELLO - UFRJ, ANA LORENA LIMA FERREIRA - UFRJ, SAMARY DA SILVA ROSA FREIRE - UFRJ, LETÍCIA RAMOS DA SILVA - UFRJ, GILBERTO KAC - UFRJ
Objetivos: Descrever a reestruturação da disciplina de epidemiologia do formato presencial para o remoto, na graduação em nutrição da UFRJ em decorrência da pandemia. Métodos: A disciplina totalizou 45 horas. Aulas expositivas foram reformuladas e ministradas por videoconferência; Cada bloco conceitual não ultrapassou 60 minutos e foram ministrados no máximo dois blocos por sessão; Atividades síncronas, práticas e aplicadas foram incorporadas após os blocos conceituais e aconteceram com maior frequência que no formato presencial. Grupos de debates foram propostos para estimular maior interação com os alunos. Para complementar a carga horária, semanalmente atividades assíncronas foram ofertadas. As aulas gravadas foram disponibilizadas no Google Classroom. Uma avaliação individual síncrona (prova) foi realizada somando-se às estratégias de avaliação contínua. Os alunos responderam a um questionário de avaliação da disciplina. Resultados: A participação dos alunos foi pouco frequente nas primeiras sessões. Os debates em salas virtuais menores promoveram maior participação. Apesar das atividades síncronas estimularem a interação com os alunos, o formato remoto apresentou limitações: problemas de infraestrutura necessária e conectividade, e dificuldades de comunicação. O Google Classroom foi uma ferramenta imprescindível que facilitou o diálogo com os alunos e o gerenciamento da disciplina. Mais de 90% dos alunos consideraram a disciplina boa ou muito boa, 86% concordaram que as atividades desenvolvidas instigaram a participação da turma e 67% citaram as atividades síncronas e assíncronas como pontos fortes da disciplina. Conclusões: Apesar das limitações inerentes ao ensino remoto, os métodos utilizados viabilizaram o desenvolvimento satisfatório da disciplina e alguma proximidade com os alunos.
|