22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
36432 - ENSINO DA EPIDEMIOLOGIA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA CAMILA DE BARROS PRADO MOURA SALES - CESMAC, ELAINE CRISTINA TORRES OLIVEIRA - CESMAC
Objetivo: Relatar a experiência do ensino da epidemiologia na graduação em Medicina durante a pandemia do COVID-19. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por docentes do módulo Integração, Serviço, Ensino e Comunidade III, ministrado em uma faculdade privada de Medicina na cidade de Maceió-AL. São apresentadas estratégias utilizadas para o desenvolvimento do módulo no formato remoto diante de cenário pandêmico. Resultados: Com a necessidade de aulas remotas, uma nova abordagem do ensino da epidemiologia foi pensada, com o intuito de trazer interesse e aplicação imediata dos conceitos abordados. A utilização dos sentidos/significados da pandemia para os discentes conduziu à abordagem teórico-metodológica, o que facilitou a discussão dos conteúdos que anteriormente eram identificados como difíceis de entendimento ou distantes da prática médica. A análise dos boletins epidemiológicos, a utilização de medidas de saúde coletiva para fins de análise situacional, a identificação dos fatores de riscos, o olhar sobre a história natural e a vigilância em saúde proporcionaram vivência empírica e real do cenário enfrentado. Para que essa abordagem fosse potencializada, o vínculo professor-aluno passou ser intensificado. Para tal, foram realizadas mudanças no processo de trabalho, incluindo o uso da música durante as aulas. As músicas, inicialmente, escolhidas pelas docentes, e, posteriormente, pelos alunos, conduziram a dinâmica de trabalho. Conclusões: Foi perceptível a interação positiva e superação das barreiras impostas pelo ensino remoto, no que tange à interação processor-aluno e o ensino da epidemiologia, tornando as aulas momentos menos enfadonhos/dispersivos e com maior sentido sobre a prática médica.
|