22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
36569 - MONITORIA VOLUNTÁRIA EM EPIDEMIOLOGIA NO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA THAINÁ AFFONSO LAERT MIRANDA - UFBA/ ISC, MATHEUS SILVA PEDREIRA - UFBA/ ISC
O trabalho configura-se como um relato de experiência de estudantes da graduação em saúde coletiva como monitores voluntários do componente curricular Epidemiologia I, na Universidade Federal da Bahia, no semestre letivo remoto de 2021.1. Objetivo: descrever o processo da monitoria no ensino remoto e ensino-aprendizagem da epidemiologia, identificando, as potencialidades e os desafios . método: Trata-se de um estudo descritivo, utilizou-se instrumentos para a análise de fragmentos documentais orais, oriundos do processo da monitoria, recorreu-se a revisão bibliográfica para a obtenção de fundamentação teórica. resultados: As experiências obtidas na monitoria de Epidemiologia I, a participação nas aulas remotas do componente, o auxílio aos estudante para esclarecimentos de dúvidas, orientação em atividades, o planejamento e organização, elo de comunicação. Dessas vivências, destacam-se dois blocos: os desafios e as potencialidades. Entre os desafios destaca-se a baixa qualidade do acesso à internet, diminuição dos recursos dos encontros presenciais, dificuldade na explicação dos conceitos epidemiológicos no meio virtual. Com relação às potencialidades está a flexibilização dos horários, a horizontalidade da relação estudantes e monitores e utilização de recursos de vídeo chamada gratuitos. Conclusões: A monitoria se mostra como uma vivência potente para o processo de formação dos estudantes que fazem monitoria. Ademais, a monitoria também foi positiva para o processo de aprendizagem dos estudantes matriculados no componente -. No entanto, também foram encontrados desafios próprios do ensino remoto no decorrer das atividades de monitoria, o que requer reinvenção de metodologias e recursos para inovação do ensino e do processo de monitoria.
|