22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
36586 - ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO EM EPIDEMIOLOGIA: UMA CONTRIBUIÇÃO CRÍTICA EM TEMPOS DE CRISE ANA RAQUEL SANTOS DE MOURA - UFBA/ ESCOLA DE ENFERMAGEM, MATHEUS SILVA PEDREIRA - UFBA/ ISC, RIVALDO ALMEIDA DE BARROS LIMA - UFBA/ ISC, THAINÁ AFFONSO LAERT MIRANDA - UFBA/ ISC, SAMILY SILVA MIRANDA - UFBA/ ISC, AROLDO JOSÉ BORGES CARNEIRO - UFBA/ ISC
OBJETIVO: relatar a experiência de estudantes de Saúde Coletiva e Enfermagem no processo de ensino-aprendizagem remoto em Epidemiologia e Informação, obtendo como foco construção de um boletim epidemiológico sobre leptospirose na cidade de Salvador, Bahia. MÉTODO: o processo de construção do conteúdo do boletim epidemiológico foi distribuído em momentos de aula teórica, tutoria prática e a construção em grupo pelos discentes. Estes realizaram a etapa de coleta e tabulação de dados secundários, obtidos a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Os recursos utilizados foram o Microsoft Excel, o Google Docs, a plataforma institucional da UFBA - AVA Moodle - e a plataforma para reuniões, Google Meet. RESULTADO: Os discentes experienciaram o processo de construção de um boletim epidemiológico que evidenciou a correlação intrínseca entre determinantes sociais e adoecimento e morte por leptospirose. O processo obteve como grandes aliados os recursos tecnológicos que integraram as etapas e possibilitaram os debates. Mostrou-se possível produzir tal conteúdo a partir do engajamento em rede, mas também se compreendeu as dificuldades relacionadas ao acesso à internet, à equipamentos de qualidade e à dificuldade de permanência no processo diante da crescente intensidade da jornada de trabalho paralela à jornada de estudos. Nesse sentido, a solidariedade e parceria entre os discentes, assim como o acompanhamento dos docentes foram elementos essenciais para um produto finalizado com qualidade. CONCLUSÕES: Conclui-se, portanto, que a estratégia de construção de um boletim epidemiológico, possibilita compreender aspectos relacionados ao papel dos determinantes sociais e estruturais no processo de acometimento por leptospirose, bem como fortalece o ensino-aprendizagem em epidemiologia.
|