22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
36875 - USO DE GAMING POR GRADUANDOS DE MEDICINA EM UM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO LORENA OLIVEIRA DOS SANTOS - UFBA-CAT, RAÍSSA FRAZÃO CAMPOS - UFBA-CAT, GRIGÓRIO SIQUEIRA NOVAES - UFBA-CAT, VANESSA MORAES BEZERRA - UFBA-CAT
Objetivos: Relatar a experiência do uso de gaming como metodologia ativa na modalidade de ensino remoto. Método: a partir da epidemiologia básica, estudantes de medicina tiveram como uma das formas de aprendizado sobre o tema “Endemias, epidemias, surtos e causalidade de doenças”, o uso do game Plague Inc. Trata-se de um jogo de simulação, em tempo real, em que deve-se criar um patógeno a fim de compreender a disseminação de doenças infecciosas, utilizando estratégias, como local do epicentro para propagação do patógeno, formas de transmissão e a evolução dos sintomas, além de considerar as questões geográficas e contextos sociais, incluindo o cenário da globalização. Coube a cada discente adotar estratégias visando a disseminação da doença e descrevê-las no fórum online do componente. Assim, a abordagem do gaming permitiu aprender, contextualizar e exemplificar, de forma realística e lúdica o conteúdo explanado, assumindo aplicabilidade na análise e reflexão sobre os aspectos da causalidade das doenças infecciosas e sua disseminação. Resultados: Pensando-se no ensino de medicina, com extensa carga horária e grande volume de conteúdo, as metodologias ativas objetivam facilitar o processo ensino-aprendizagem, sobretudo no contexto do ensino remoto. Esse método inova ao tornar o aprendizado lúdico e participativo, contribuindo para a formação holística, e estimulando a análise crítica e o trabalho em equipe, valorosos à prática profissional. Conclusão: o uso de gaming possibilitou a ampliação do conhecimento construído em sala de aula, permitindo a aplicação dos conteúdos de modo mais prático, tornando-se eficaz para o aprendizado no contexto do ensino remoto.
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