Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS)

36979 - PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA UMA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À EPIDEMIOLOGIA
CLÁUDIA TORRES CODEÇO - FIOCRUZ, MARINA CAMPOS ARAUJO - FIOCRUZ, RAQUEL MARTINS LANA - FIOCRUZ, DANIEL ANTUNES MACIEL VILLELA - FIOCRUZ


Objetivo. Propor uma disciplina de Introdução à Epidemiologia que integre conteúdos de epidemiologia descritiva, matemática aplicada e análise exploratória de dados utilizando programa R de forma a introduzir o novo aluno a um contexto aplicado de pesquisa em epidemiologia.
Métodos. Foi criada uma disciplina em ambiente virtual utilizando abordagem de ensino em sala invertida onde os alunos são expostos aos conteúdos por meio de video-aulas, podasts e leituras e debates são realizados nos momentos síncronos. A disciplina tem seus conteúdos organizados ao longo de um eixo temático selecionado a partir de um problema atual em Saúde Pública envolvendo uma sindemia de agravos de natureza transmissível e crônico.
Resultado. A disciplina foi ministrada em dois momentos no Programa de Epidemiologia em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) para alunos de mestrado e doutorado. A integração entre matemática e epidemiologia permite alcançar o nivelamento de saberes em turmas interdisciplinares, a integração por meio das atividades, e a elaboração de bases de dados para as disciplinas subsequentes de estatística e epidemiologia.
Conclusão. O ensino da estatística e da epidemiologia é fundamental para a formação do epidemiologista. A busca por estratégias pedagógicas que rompam as barreiras disciplinares desde o primeiro momento de formação otimiza o aprendizado e a formação de pesquisadores com formação quantitativa sólida.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS