22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
37229 - USO DA ARTE PARA ENSINO EM EPIDEMIOLOGIA NA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA PATRÍCIA DO NASCIMENTO SILVA - UFC, LARA GOMES BRASIL SOARES - UFC, MIRELE COELHO ARAUJO - UFC, MARIANNE SANTOS FLORÊNCIO - UFC, FELIPE SILVA ARAÚJO - UFC, ADJOANE MAURÍCIO SILVA MACIEL - UFC, ANDERSON FUENTES FERREIRA - UFC, ALBERTO NOVAES RAMOS JR - UFC
Objetivos: Descrever a importância do uso da arte como prática de iniciação à docência na disciplina Epidemiologia Especial na modalidade “à distância”. Métodos: Relato de experiência com abordagem descritiva sobre utilização de manifestações artísticas no processo ensino-aprendizagem durante atividade de docência de discentes de graduação (monitoria) e pós-graduação (estágio à docência) na disciplina de Epidemiologia Especial na modalidade “a distância”, de forma síncrona e assíncrona, do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará durante o semestre 2020.1. Resultados: A atividade “Epidemiologia com Arte” foi integrada formalmente ao plano da disciplina como estratégia voltada para problematização de temas relevantes com foco na determinação social da saúde. Com forte estímulo à criatividade, discentes de graduação organizados em grupos tiveram a facilitação de monitores e pós-graduandos com vistas à seleção e construção crítico-reflexiva de sínteses temáticas em epidemiologia por meio de manifestações artísticas. Foram estruturados dois momentos na disciplina com elementos de fundamentação e de aplicação da epidemiologia. Houve grande mobilização e motivação para o desenvolvimento da atividade, utilizando diferentes formatos e ferramentas para as apresentações artísticas (música, teatro, poesia, vídeo). A integração de temas atuais possibilitou uma olhar mais crítico e aprofundado ao discurso tradicional, reconhecendo-se limites, mas também potenciais da epidemiologia na saúde das populações. Conclusão: A utilização da arte como prática colaborativa na produção do conhecimento em epidemiologia para docência demonstrou-se relevante para qualificar o processo de ensino-aprendizagem. As atividades fortaleceram a dinâmica em grupo, assim como aprimoramento da utilização de diferentes possibilidades de abordagens de temas complexos.
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