22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
37253 - O ENSINO DA EPIDEMIOLOGIA POR MEIO DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E APLICADAS À REALIDADE LUCIANE MARIA PILOTTO - UFRGS, RENATA RIFFEL BITENCOURT - UFRGS, LETÍCIA PASCHOAL DA SILVA - UFRGS, RAFAELA BORGES - UFRGS
Objetivos: Relatar uma atividade prática de ensino realizada na disciplina de Epidemiologia Bucal do curso de aplicação dos conteúdos estudados ao longo do semestre, como instrumentos para coleta, análise e interpretação de dados e planejamento em saúde. Métodos: Foi desenvolvido um questionário na plataforma Google Forms, cuja construção ocorreu de forma interativa durante o período de aula. As perguntas buscaram traçar a prevalência de Covid-19 entre os acadêmicos, além de entender como os estudantes estão enfrentando a pandemia e quais suas percepções acerca do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Estudantes de diferentes semestres responderam o questionário. As respostas obtidas foram exportadas para o Excel e analisadas juntamente com os estudantes da disciplina. Resultados: A atividade despertou interesse do grupo em todas as etapas, desde a construção do instrumento até sua avaliação final com sugestões de ações. O questionário obteve 102 respondentes, destes 76,5% eram mulheres cisgênero, 78,4% eram de cor branca e 87,1% eram alunos do curso diurno. Dos respondentes, 17,1% relatou ter tido Covid-19 com ou sem sintomatologia, entretanto nenhum precisou de internação hospitalar. Ademais, 76,2% tiveram familiares com Covid-19. A maioria dos estudantes sentiu-se muito afetado pela pandemia principalmente em relação à saúde mental e ao ERE, sendo o mesmo considerado como regular por 47,5% dos alunos. Conclusões: Esse exercício ampliou a perspectiva da epidemiologia para os estudantes, entendendo a sua aplicabilidade à realidade. Além disso, proporcionou a construção e utilização de ferramentas de análise epidemiológica que antes não eram desenvolvidas em aula.
|