22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS) |
38076 - ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO EDUCATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE EPIDEMIOLOGIA CARLA GABRIELA DE OLIVEIRA CAMPOS - FANUT-UFMT, BÁRBARA DA SILVA NALIN DE SOUZA - ISC-UFMT
Objetivo: Relatar a experiência da elaboração e aplicação de um jogo educativo de tabuleiro como ferramenta de aprendizagem de conteúdo de Epidemiologia com alunos de graduação em Nutrição. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas na monitoria da disciplina de Epidemiologia Geral do curso de graduação em Nutrição, no primeiro e segundo semestre de 2019. Foi elaborado um jogo de tabuleiro, nomeado “Corrida Epidemiológica”. Foi utilizado tempo de aula de duas horas e os discentes presentes foram divididos em 5 grupos. O objetivo do jogo era responder à perguntas relacionadas aos diferentes tipos de estudos epidemiológicos, à medida em que avançava no tabuleiro, a fim de completar a corrida. Resultados: A monitora elaborou tabuleiro virtual e organizou a lista de perguntas, com auxílio da docente orientadora, garantindo, desta forma, o estímulo à docência. O jogo, conduzido pela monitora, permitiu a participação mais ativa dos alunos, contribuindo para tornar o processo de revisão do conteúdo mais instigante. Com isso, melhor desempenho foi verificado nas atividades avaliativas posteriores. Conclusões: A aplicação desta atividade mostrou-se uma alternativa viável para aumento do engajamento dos alunos à revisarem o conteúdo, que pode se considerar uma ferramenta lúdica e atraente para o processo de ensino-aprendizagem em Epidemiologia, estimulando a integração do monitor e o relacionamento interpessoal entre os alunos envolvidos.
|