Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE04 - Ensino e formação em epidemiologia (TODOS OS DIAS)

38168 - CARACTERÍSTICAS DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO QUE FOMENTAM A PESQUISA EM SAÚDE
MÁRCIA FARSURA DE OLIVEIRA - FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA (FADIP), EDUARDO DE ASSIS PEREIRA - FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA (FADIP), MARLI DO CARMO CUPERTINO - FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA (FADIP); UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV), RODRIGO SIQUEIRA-BATISTA - FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA (FADIP); UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)


Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina de 2014 (DCN-2014) recomendam uma educação inscrita no currículo integrador, que não é apenas técnico-científica, mas, igualmente, humanizada e auto-reflexiva. Objetivos: Investigar, na literatura acadêmica, as características da integração ensino-serviço, nos moldes preconizados pelas DCN-2014, favorecedoras da pesquisa epidemiológica. Métodos: Procedeu-se revisão nas bases científicas BVS e SciELO, com os descritores em Ciências da Saúde e operadores booleanos: “Educação Médica” AND “Integração Comunitária”; e “Educação Médica” AND “Serviços de Integração Docente-Assistencial”. Dois revisores analisaram os textos, excluindo trabalhos que não atendiam a temática e o objetivo da pesquisa. Resultados/Discussão: Elegeram-se 30 citações, selecionando-se 11 para inclusão. Após análise dos manuscritos, foi possível inferir que o ensino-serviço fomenta a pesquisa epidemiológica socialmente relevante, porque: há promoção da responsabilidade social na educação médica e nas relações de colaboração com comunidades; o estudante motiva assimilação e revisão bibliográfica pelos profissionais da equipe de saúde; existe maior possibilidade de egressos de medicina clinicamente competentes e que prestam atendimento da mais alta qualidade, com auto-crítica e empatia; trata-se de excelência global e relevância local em pesquisa médica e educação; e os cursos médicos com ensino-serviço nas matrizes curriculares organizam-se de modo dinâmico e produtivo, facilitando a emergência de ambientes de aprendizado alicerçados no sistema de saúde. Conclusões/Reflexões: O ensino-serviço-pesquisa corresponde ao processo central de complexidade e de auto-organização, onde a investigação epidemiológica não é extrínseca, mas resultante da troca entre participantes: ou seja, é na esfera da práxis que se constitui o conhecimento.

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