22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE06 - Epidemiologia da saúde da criança (TODOS OS DIAS) |
32833 - GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE ESCOLARES: REVISÃO NARRATIVA MAÍRA MESSIAS DO NASCIMENTO - UFPI, HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA - UFPI, MALVINA THAÍS PACHECO RODRIGUES - UFPI, MÁRCIO DÊNIS MEDEIROS MASCARENHAS - UFPI
objetivo: analisar o panorama da publicação científica sobre gamificação como estratégia de educação alimentar e nutricional (ean) em escolares, no brasil. método: revisão narrativa nas bases de dados medline, pubmed, scielo e base de teses e dissertações. foram utilizados os descritores “gamificação” e “educação alimentar e nutricional”. foram incluídos artigos que abordassem a gamificação como estratégia de ean em escolares no brasil, publicados de 2015 a abril de 2020, nos idiomas inglês e português. resultados: foram analisados 15 artigos, sendo que a maior parte foi realizado na região sudeste (40%) e direcionado para pré-escolares e escolares (1º ao 5º ano) (73,3%). 13 estudos objetivavam avaliar e/ou validar uma intervenção de ean com a utilização da gamificação seja sobre mudanças no estado nutricional e/ou em conhecimentos em nutrição e nas práticas alimentares dos escolares; um estudo revisou sistematicamente a eficácia dos serious games na obesidade infantil e outro estudo objetivou utilizar a educomunicação no ensino da alimentação saudável para ajudar os alunos a reconhecerem o seu papel como cidadãos. a gamificação gerou motivação, engajamento, diversão e efetividade na realização das atividades pelos alunos e ampliou o conhecimento nutricional e a intenção de mudanças positivas na alimentação como o aumento do consumo de frutas, verduras e legumes e redução dos industrializados. conclusão: os jogos constituem estratégia de aprendizagem de ean que ampliam o conhecimento de estudantes e possibilitam mudanças de comportamento. portanto, a gamificação mostrou-se ferramenta eficaz de ean no brasil.
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