Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE06 - Epidemiologia da saúde da criança (TODOS OS DIAS)

33426 - ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA NA PRIMEIRA SEMANA DE VIDA NA REDE BÁSICA DE SAÚDE NO BRASIL
MARIA DEL PILAR FLORES-QUISPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), SUELE MANJOURANY SILVA DURO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), ELAINE TOMASI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)


Objetivo: Avaliar a atenção à saúde da criança na primeira semana de vida na rede básica, no âmbito do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), e comparar entre as regiões do Brasil.

Métodos: Os dados foram coletados mediante entrevistas em 2013/2014, como parte da avaliação externa do ciclo II do PMAQ. O estudo incluiu 6.816 usuárias com filhos menores de dois anos de idade, e que tiveram consulta até sete dias de vida. Foi analisado se na consulta a criança foi pesada, medida, colocada para mamar, teve o umbigo examinado, se tinha certidão de nascimento, se foi orientada sobre a melhor posição para dormir, e se foi realizado o teste do pezinho. O desfecho, uma variável dicotômica considerando o recebimento dos sete itens (sim/não). Todas as variáveis foram avaliadas segundo as regiões geopolíticas.

Resultados: Apenas 39% (IC95%:38-40) das crianças receberam os sete itens, com maior prevalência no Sudeste (42%). A maior proporção de crianças pesadas (99%) e medidas (76%) foi no Centro-Oeste. No Nordeste, 80% das crianças foram colocadas para mamar e 74% receberam orientação sobre a melhor posição para dormir. Ter sido realizado o teste do pezinho e ter o umbigo examinado foram maiores no Sul (97% e 92%, respectivamente). Ter sido perguntado se a criança tinha certidão de nascimento foi o menos cumprido (70%), sem diferenças entre regiões.

Conclusões: Quatro de cada dez crianças receberam todos os itens preconizados pelo Ministério da Saúde na consulta da primeira semana de vida, existindo diferenças entre as regiões.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS