22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE06 - Epidemiologia da saúde da criança (TODOS OS DIAS) |
35553 - FATORES ASSOCIADOS AOS PADRÕES DE CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR DE ESCOLARES DE 7-13 ANOS VANESSA GUIMARÃES CEZIMBRA - UFSC, ANA LUÍSA LAGES BELCHOR - UFSC, LUCIANA JEREMIAS PEREIRA - UFSC, FRANCILENE GRACIELI KUNRADI VIEIRA - UFSC, MARIA ALICE ALTENBURG DE ASSIS - UFSC, PATRÍCIA DE FRAGAS HINNIG - UFSC
Objetivo: identificar padrões de café da manhã, almoço e jantar de escolares e verificar fatores associados ao padrão que explica a maior variabilidade no consumo da refeição.
Métodos: estudo transversal conduzido com 1074 escolares do 2º ao 5º ano de escolas públicas de Florianópolis. Peso e estatura foram mensurados para classificação do IMC (com e sem excesso de peso). Dados de consumo alimentar foram registrados pelos escolares por meio do questionário Consumo Alimentar e Atividade Física (Web-CAAFE). Os padrões foram derivados pela análise de componentes principais. Regressão multinomial foi realizada para verificar os fatores associados aos tercis do primeiro padrão (maior variabilidade) das refeições, ajustado por idade, sexo, status de peso, turno escolar, escolaridade materna, dia de relato, frequência de refeição e realização da merenda escolar.
Resultados: foram identificados quatro padrões de café da manhã, almoço e jantar. O primeiro padrão do café da manhã (16,4% variabilidade) incluiu pães, queijo, embutidos, café com leite, e apresentou associação positiva com a idade da criança e a escolaridade materna. Arroz, legumes, verduras, feijão, farofa, carne/frango caracterizaram o primeiro padrão do almoço (17,6%), sendo associado positivamente com a idade e a frequência de refeições. No jantar, o tercil superior do primeiro padrão (arroz, legumes, verduras, feijão, farofa, carne/frango, ovos) (22,2%) apresentou associação inversa com as crianças cujas mães tinham de nove a 11 anos de estudo.
Conclusões: fatores como escolaridade materna, idade da criança e número de refeições foram associados com à adesão dos escolares aos padrões tradicionais da dieta brasileira.
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