22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE06 - Epidemiologia da saúde da criança (TODOS OS DIAS) |
36696 - AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPORTAMENTOS SEDENTÁRIOS E ATIVIDADES FÍSICAS DE ESTUDANTES GILMAR MERCÊS DE JESUS - UEFS, RAPHAEL HENRIQUE DE OLIVEIRA ARAUJO - UEL, LIZZIANE ANDRADE DIAS - UEFS, ANNA KAROLINA CERQUEIRA BARROS - UEFS, MARIA ALICE ALTENBURG DE ASSIS - UFSC
Objetivo: Analisar a associação entre frequência semanal de participação na aula de educação física (AEF) e os comportamentos sedentários (CS) e atividades físicas (AF) diárias de crianças e adolescentes. Métodos: Estudo transversal com amostra de estudantes do segundo ao quinto ano de escolas públicas municipais de Feira de Santana, Bahia (n = 2435). Participaram crianças (7-9 anos) e adolescentes (10-12 anos) de ambos os sexos (53,5% de meninas). CS e AF foram investigados com questionário computacional baseado na recordação do dia anterior (Web-CAAFE). Análises foram estratificadas por sexo. Modelos de regressão de Poisson multivariada, com estimador robusto de variância, analisaram a associação entre frequência semanal de participação na AEF (0 dias/semana, 1-2 dias/semana, ≥3 dias/semana) e AF e CS, com ajustes por idade, turno escolar e valores padronizados de Índice de Massa Corporal, para idade e sexo (escore-z de IMC). Resultados: Entre as meninas, CS diários diminuíram, em média, com o aumento do número semanal de aulas de educação física, sendo 19% (RP=0,81; IC95%: 0,71-0,91) e 26% (RP=0,74; IC95%: 0,64-0,86) menor para aquelas com AEF 1-2 dias/semana e ≥3 dias/semana, respectivamente. Meninas com AEF ≥3 dias/semana exibiram, ainda, mais AF diária (RP=1,33; IC95%: 1,13-1,57). No grupo dos meninos, AEF ≥3 dias/semana se associou, em média, a 21% menos CS (RP=0,79; IC95%: 0,66-0,96) e a 35% mais AF (RP=1,35; IC95%: 1,10-1,67). Conclusões: Maior frequência semanal de AEF se associou a mais AF e menos CS, sobretudo entre as meninas.
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