22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE06 - Epidemiologia da saúde da criança (TODOS OS DIAS) |
36699 - DESLOCAMENTO ATIVO, ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DIÁRIO DE ESTUDANTES GILMAR MERCÊS DE JESUS - UEFS, ANNA KAROLINA CERQUEIRA BARROS - UEFS, LIZZIANE ANDRADE DIAS - UEFS, MARIA ALICE ALTENBURG DE ASSIS - UFSC
Objetivos: Analisar a associação entre deslocamento ativo para e da escola (caminhando e pedalando) na atividade física e no comportamento sedentário diário de estudantes de escolas públicas. Métodos: Estudo transversal com amostra de estudantes do segundo ao quinto ano de escolas públicas municipais de Feira de Santana, Bahia (n = 2435). Participaram crianças (7-9 anos) e adolescentes (10-12 anos) de ambos os sexos (53,5% de meninas). Atividades físicas e Comportamentos sedentários foram investigados com questionário computacional baseado na recordação do dia anterior (Web-CAAFE). As variáveis de exposição foram: idade, Índice de Massa Corporal (IMC), deslocamento ativo andando e deslocamento ativo pedalando. As associações [Razões de Prevalência (RP) e respectivos Intervalos de 95% de Confiança (IC95%)] entre as exposições e os desfechos foram analisadas estratificada por sexo, utilizando a Regressão de Poisson multivariada com estimação de variância robusta. Resultados: Entre os meninos, pedalar para e da escola foi associado a maior AF diária (RP= 1,15, IC95%:1,01-1,31) e menor CS diário (RP=0,86, IC95%: 0,74-0,99). Contudo, deslocamento ativo caminhando e pedalando não se associou com AF e CS diário entre as meninas. Quanto à faixa etária, o CS diário foi maior entre meninas e meninos adolescentes (21% e 26%, respectivamente) comparados aos congêneres mais jovens. Conclusões: Deslocamento ativo pedalando contribuiu para a AF diária somente entre os meninos, e esteve associado com menor CS diário. As diferenças identificadas entre gêneros podem estar relacionadas a questões culturais e de segurança pública, e suscitam a necessidade de adoção de estratégias específicas para meninas.
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