22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE06 - Epidemiologia da saúde da criança (TODOS OS DIAS) |
37488 - PADRÕES DE ATIVIDADES FÍSICAS E COMPORTAMENTOS SEDENTÁRIOS ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES LIZZIANE ANDRADE DIAS - UEFS, GILMAR MERCÊS DE JESUS - UEFS, ANNA KAROLINA CERQUEIRA BARROS - UEFS, GRACIETE OLIVEIRA VIEIRA - UEFS, EMIL KUPEK - UFSC, MARIA ALICE ALTENBURG DE ASSIS - UFSC
Objetivos: Identificar padrões de agrupamento de atividades físicas (AF) e comportamentos sedentários (CS) entre crianças e adolescentes.
Métodos: Estudo transversal com crianças (7-9 anos) e adolescentes (10-12 anos) de ambos os sexos (53,5% de meninas) de escolas públicas municipais de Feira de Santana-BA (n=2410). AF e CS foram investigados com questionário baseado na internet e na recordação do dia anterior (Web-CAAFE). Empregou-se análise de clusters em dois passos, estratificada por sexo e baseada no somatório dos relatos de AF e CS diários (manhã, tarde e noite) expressos em Equivalentes Metabólicos (MET). A contribuição proporcional de cada tipo de AF e CS para os somatórios diários foi verificada por meio de estatística descritiva (valores percentuais) através dos clusters.
Resultados: Foram identificados quatro clusters entre as meninas: “Média AF/Baixo CS” (n=435), “Baixa AF/Médio CS” (n=445), “Baixa AF/Alto CS” (n=203) e “Alta AF/Médio CS” (n=208). Entre os meninos, os clusters foram: “Média AF/Alto CS” (n=245), “Baixa AF/Médio CS” (n=291), “Média AF/Baixo CS” (n=431) e “Alta AF/Baixo CS” (n=152). Nos clusters com mais AF, futebol e lutas (nos meninos), pega-pega e pular corda (nas meninas) apresentaram maior contribuição no somatório de AF. Brincar no celular e atividades acadêmicas foram os CS mais frequentes em todos os clusters, para meninos e meninas.
Conclusões: Padrões diferentes de AF e CS foram observados em meninos e meninas, influenciados por tipos distintos de AF: futebol e lutas, entre meninos; pega-pega e pular corda, entre meninas. Brincar no celular e atividades acadêmicas influenciaram indistintamente CS de meninos e meninas.
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