22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE07 - Epidemiologia da saúde do adolescente (TODOS OS DIAS) |
33458 - COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DAYSE LÔRRANE GONÇALVES ALVES - UECE, BRUNA RODRIGUES NUNES - UECE, FRANCISCO JOSÉ MAIA PINTO - UECE, ANA CARINA STELKO-PEREIRA - UFPR, STEFFANY ROCHA DA SILVA - UECE, MARIA JULIANNA DE OLIVEIRA RIOS FONTENELE - UECE
Objetivo: descrever o nível de desenvolvimento de competências socioemocionais na população de estudantes do primeiro ano de ensino médio integrado à educação profissional em Fortaleza-CE. Métodos: trata-se de um estudo transversal, com abordagem descritiva, realizado nas escolas públicas de Fortaleza, no período de abril a outubro de 2019, por meio da aplicação de um questionário sociodemográfico e do SENNA (Social and Emotional Nationwide Assessment). A amostra foi do tipo aleatória estratificada por regionais e escolas, totalizando 274 adolescentes. Foram realizadas análises frequenciais e de medidas Resultados: a maioria foi de mulheres (63,7%; 174), com média de idade de 15,28 anos e desvio padrão de 0,76 anos. Houve importante percentual de alunos que não se classificaram como capazes ou muito capazes quanto a resiliência emocional (51,1%;140), engajamento com outros (41,2%;113), autogestão (33,5;%;92), amabilidade (30,3;191) e em abertura para o novo (22,3%;61). Altos escores em competências socioemocionais relaciona-se a menor necessidade de uso de serviços psiquiátricos, a maior escolaridade, a maior competência e satisfação profissional e a relações interpessoais mais felizes. Conclusões: Há uma grande porcentagem de alunos, no mínimo 17% que não obtiveram escore que indicasse capacidade em todas as competências socioemocionais avaliadas. Destaca-se que este estudo é uma das poucas investigações que apresenta dados brasileiros quanto às competências socioemocionais de adolescentes, indicando como urgentes programas para a promoção destas.
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