Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE07 - Epidemiologia da saúde do adolescente (TODOS OS DIAS)

33731 - NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E HBA1C EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE RECIFE-PE
ESTEFANY KAROLAYNE DOS SANTOS MACHADO - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, UFPE-CAV, MARIA IZABEL SIQUEIRA DE ANDRADE - FANUT-UFAL, JULIANA SOUZA DE OLIVEIRA - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, UFPE-CAV, VANESSA SÁ LEAL - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, UFPE-CAV, NORMANDA PEREIRA DA SILVA - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, UFPE-CAV, MARIA LAURA SIQUEIRA DE SOUZA ANDRADE - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, UFPE, LISIANNY CAMILLA COCRI DO NASCIMENTO FERREIRA - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, UFPE, PEDRO ISRAEL CABRAL DE LIRA - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, UFPE


Objetivos: Comparar as médias de hemoglobina glicada (HbA1c), segundo o nível de atividade física, em adolescentes escolares de Recife-PE.
Métodos: Trata-se de um estudo transversal de base escolar realizado a partir do banco de dados do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA) composto por 1075 adolescentes de 12 a 17 anos, matriculados em escolas públicas e privadas de Recife-PE. A determinação do nível de atividade física foi realizada de acordo com o International Physical Activity Questionnaire-IPAQ. Para categorização da HbA1c foram considerados valores ≥5,7% para verificação de níveis alterados. As análises estatísticas foram realizadas no módulo survey do STATA 14.0, sendo confirmada significância estatística quando p<0,05.
Resultados: A presente pesquisa foi composta 1075 adolescentes (50,4% do sexo masculino), sendo essa amostra representativa para 99.221 adolescentes estudantes de Recife-PE. O número de inativos correspondeu a 45,1% e 16,7% do total de jovens apresentaram alterações nas concentrações da HbA1c. Não houve diferença nas médias de HbA1c entre os adolescentes ativos ou inativos (p=0,693).
Conclusões: A presente pesquisa aponta prevalências expressivas no número de inativos, entretanto não houve diferença nas médias de HbA1c nos adolescentes estudados, o que aponta para a necessidade de estratégias no campo da saúde pública que visem a redução do sedentarismo em nível integral, independente do comportamento bioquímico.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS