22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE10 - Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) - Câncer (TODOS OS DIAS) |
33950 - EFEITO DOS CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS DE ESTAÇÕES RÁDIO BASE NA MORTALIDADE POR CÂNCER NÁDIA CRISTINA PINHEIRO RODRIGUES - FIOCRUZ, UERJ, ADILZA CONDESSA DODE - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX, MRE - ENGENHARIA, MÔNICA KRAMER DE NORONHA ANDRADE - FIOCRUZ, GISELE O'DWYER - FIOCRUZ, DENISE LEITE MAIA MONTEIRO - UERJ, INÊS DO NASCIMENTO REIS - FIOCRUZ, ROBERTO PINHEIRO RODRIGUES - CEFET, VERA CECÍLIA FROSSARD - FIOCRUZ, VALÉRIA TERESA SARAIVA LINO - FIOCRUZ
Objetivos. Este estudo tem como objetivo estimar o risco de morte por câncer, de acordo com a exposição à radiofrequência das Estações Rádio Base (RBS), especialmente para os tipos de câncer de mama, colo do útero, pulmão e esôfago.
Métodos. Estudo ecológico, utilizando a capital como unidade de análise. Foram coletados dados sobre o número de óbitos, sexo, faixa etária, Produto Interno Bruto per capita (PIB), ano do óbito e exposição ao longo da vida. Investigamos as mortes por tipos de câncer e alguns tipos específicos (câncer de mama, colo do útero, pulmão e esôfago). Modelos de regressão de Poisson multinível foram utilizados para estimar o risco de morte ajustado.
Resultados. Tanto para todos os cânceres quanto para os tipos específicos investigados, quanto maior a exposição à radiofrequência, maior a taxa de mortalidade. Nas capitais onde a exposição à radiofrequência foi superior a 2.000/antenas-ano, a taxa de mortalidade do câncer de mama foi de 27,33/100.000, enquanto para todos os cânceres a taxa foi de 111,68/100.000. A análise ajustada mostrou que quanto maior a exposição à radiofrequência, maior o risco de mortalidade por câncer. O maior risco ajustado foi observado para o câncer de colo do útero (razão de taxa = 2,18; valor de p <0,001).
Conclusão. A exposição contínua de baixa intensidade a campos eletromagnéticos de radiofrequência das RBS aumenta o risco de morte para todos os tipos de câncer e especificamente, para câncer de mama, colo do útero, pulmão e esôfago.
|