22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE10 - Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) - Câncer (TODOS OS DIAS) |
36493 - CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DA ESF SOBRE O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO MARCIA DE CASTRO MARTINS FERREIRA - PJF, MÁRIO CÍRIO NOGUEIRA - UFJF, LETÍCIA DE CASTRO MARTINS FERREIRA - UFJF, MARIA TERESA BUSTAMANTE TEIXEIRA - UFJF
Resumo
Introdução: O câncer do colo do útero é uma doença passível de prevenção, detecção precoce e bom prognóstico mediante ações de controle, entretanto ainda é um problema de saúde pública.
Objetivo: Investigar os conhecimentos, atitudes e práticas sobre a detecção precoce e prevenção do câncer do colo do útero preconizados pelo Ministério da Saúde de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e sua associação com as variáveis sociodemográficas e de formação.
Metodologia: Estudo transversal, através de questionário autoaplicável, com médicos e enfermeiros da ESF de Juiz de Fora, Minas Gerais, ano 2019 e análise estatística das associações pelo teste qui-quadrado e exato de Fisher, nível de significância 5%.
Resultados: Participaram 93,0% dos profissionais da ESF de Juiz de Fora, a maioria era do sexo feminino e tinha tempo de graduado maior que 20 anos. A prevalência de conhecimento adequado entre os profissionais foi de 39,4% e associou-se à idade mais jovem e ao sexo feminino; a atitude adequada foi de 59.5% e as práticas adequadas alcançaram 77,6% e associaram-se ao maior tempo de graduação.
Conclusão: O estudo verificou necessidade da melhoria dos conhecimentos, atitudes e práticas profissionais de controle deste câncer. A avaliação contribui no direcionamento de ações de educação permanente para os profissionais, para possível auxílio no enfrentamento e erradicação do câncer do colo do útero, conforme meta do Ministério da Saúde.
|