Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE10 - Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) - Câncer (TODOS OS DIAS)

36887 - IDADE DO INÍCIO DOS SINTOMAS DE CÂNCER COLORRETAL: UMA APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA
MARIANA ARAUJO NEVES LIMA - FIOCRUZ, DANIEL ANTUNES MACIEL VILLELA - FIOCRUZ


Objetivo: Avaliar indicadores de prevalência e idade média de início do câncer colorretal por faixa etária no município de São Paulo.
Método: O estudo utilizou modelo matemático para avaliação populacional de doenças crônicas baseado em Incidência-Prevalência-Mortalidade. Para isso, foram selecionados pacientes com diagnóstico de câncer retal e de cólon (CID: C18-C20) no município de São Paulo em 2010 a 2015 cadastrados no Registro de Câncer de Base Populacional. Os dados gerais sobre mortalidade foram extraídos do Sistema de Informações sobre Mortalidade e dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Parâmetros relacionados à sobrevida foram extraídos da literatura. O modelo de Equações Diferenciais Ordinárias considerou três estados: Sem a doença, com câncer colorretal e óbito.
Resultados: Foram registrados 22371 novos casos de câncer de cólon e reto no município de São Paulo. Pacientes com idade acima de 50 anos representaram 85,1%. Cerca de 53,2% dos casos eram do sexo feminino. A partir do modelo matemático, foi estimado que a idade do início dos sintomas de câncer de cólon e reto era em média 59,7 com desvio padrão 11,7 anos para homens e 59,3 ± 12,6 anos para mulheres.
Conclusões: O estudo realizou a demonstração de um modelo matemático compartimental para doenças crônicas a partir do caso de câncer de cólon e reto. A partir da incidência, prevalência e a distribuição etária da população, este método pode contribuir para a previsão da idade média do início dos sintomas de câncer colorretal.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS