22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE11 - Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) - Diabetes (TODOS OS DIAS) |
32820 - MAPA DE CONVERSAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE COM DIABETES TIPO 1 MARÍLIA DE SOUSA GONÇALVES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), MARIA DE JESUS NASCIMENTO DE AQUINO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), FRANCISCA DIANA DA SILVA NEGREIROS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), TATIANA REBOUÇAS MOREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), THEREZA MARIA MAGALHÃES MOREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), VERA LÚCIA MENDES DE PAULA PESSOA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), LUCILANE MARIA SALES DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)
Objetivo: Descrever estratégia educativa com utilização do mapa de conversação no cuidado da criança e do adolescente com diabetes mellitus tipo 1.
Método: Relato de experiência em um hospital especializado no Ceará-Brasil, no ano de 2019, com 119 usuários com diabetes tipo 1 e familiares. A educação em diabetes, desenvolvida por equipe multidisciplinar, ocorreu em grupos com oito a dez participantes. As intervenções ocorriam uma vez por semana, antes do atendimento médico, em ambiente reservado, com duração média de 55 minutos e as atividades foram documentadas.
Resultados: As temáticas dos mapas foram: como o corpo e o diabetes funcionam; alimentação saudável e atividade física; atingindo as metas com as insulinas; entendendo os muitos fatores do controle do diabetes; e o diabetes e o cuidado com os pés. Uma roda de conversa era formada, e, em seguida, realizava-se a apresentação dos facilitadores e participantes. Logo após, o mapa de conversação era exposto e se iniciavam os diálogos. Evidenciou-se durante as intervenções, desconhecimento sobre: complicações do diabetes, manejo da insulina, contagem de carboidratos e estilo apropriado de calçados.
Conclusão: O enfoque sobre insulinoterapia, alimentação e cuidados com os pés deve ser efetuado para empoderamento do autocuidado. As práticas educativas com mapas de conversação favoreceram uma atmosfera ativa e transformadora para o enfrentamento da doença, com ajuda e apoio do familiar.
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