36579 - RASTREIO E MONITORAMENTO DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DAIANE BORGES QUEIROZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. VITÓRIA DA CONQUISTA, BA, BRASIL, MÁRCIO GALVÃO OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. VITÓRIA DA CONQUISTA, BA, BRASIL, VANESSA MORAES BEZERRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. VITÓRIA DA CONQUISTA, BA, BRASIL, SÓSTENES MISTRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. VITÓRIA DA CONQUISTA, BA, BRASIL, MATHEUS LOPES CORTES - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE. NÚCLEO DE CUIDADO INTEGRAL E ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA. VITÓRIA DA CONQUISTA, BA, BRASIL, DANIELA ARRUDA SOARES - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. VITÓRIA DA CONQUISTA, BA, BRASIL, JOSÉ ANDRADE LOUZADO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE. NÚCLEO DE CUIDADO INTEGRAL E ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA. VITÓRIA DA CONQUISTA, BA, BRASIL, CLAVDIA NICOLAEVNA KOCHERGIN - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE. NÚCLEO DE CUIDADO INTEGRAL E ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA. VITÓRIA DA CONQUISTA, BA, BRASIL, KELLE OLIVEIRA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE. NÚCLEO DE CUIDADO INTEGRAL E ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA. VITÓRIA DA CONQUISTA, BA, BRASIL, VIVIAN CARLA HONORATO DOS SANTOS DE CARVALHO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE. NÚCLEO DE CUIDADO INTEGRAL E ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA. VITÓRIA DA CONQUISTA, BA, BRASIL, DANIELLE SOUTO DE MEDEIROS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. VITÓRIA DA CONQUISTA, BA, BRASIL
Objetivos: Descrever os resultados do rastreamento de novos casos e do monitoramento de casos prevalentes de diabetes mellitus (DM) por meio de Feiras de Saúde, em Vitória da Conquista - Bahia.
Métodos: estudo transversal, com dados do projeto HealthRise, coletados em 23 feiras de saúde, de maio/2017 a abril/2018, aos finais de semana, alcançando público masculino e adulto. As feiras de saúde foram realizadas em unidades de atenção primária à saúde, e foram incluídas pessoas com hipertensão, diabetes, e seus familiares. Era realizada uma entrevista e coletadas medidas de pressão arterial, glicemia capilar, hemoglobina glicada e antropométricas. Realizou-se análise descritiva das variáveis por meio de frequências absolutas e relativas.
Resultados: Dentre os 3.254 participantes, 718 (22,1%) tinham diagnóstico prévio de DM. Observou-se que 82,2% tinham hipertensão arterial, 38,9% referiram prática de atividade física, 65,5% estavam com sobrepeso/obesidade, e 82,4% com glicemia capilar acima do valor de controle. Esses foram encaminhados para coleta de hemoglobina glicada, e 56,1% apresentaram valor acima do esperado para controle. Os que não tinham diagnóstico de diabetes representavam 77,9% dos participantes. Desses, 56,0% tinham hipertensão arterial, 13,3% apresentaram glicemia elevada, e foram encaminhados para coleta de hemoglobina glicada, onde 35,8% também apresentaram alteração neste exame.
Conclusões: Há descontrole glicêmico elevado entre pessoas com diabetes mellitus, como também valores elevados em quem não possui a doença, ambas as situações sendo risco para complicações decorrentes do diabetes, confirmando a importância das feiras de saúde como boa estratégia para identificação de potenciais novos casos e monitoramento dos já existentes.
|