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22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE13 - Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) - Doenças cardiovasculares (TODOS OS DIAS)

32610 - TENDÊNCIA DA PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL ENTRE ADULTOS NO BRASIL: 2006 A 2017
THAÍS CRISTINA MARQUEZINE CALDEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. FACULDADE DE MEDICINA. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, ANA CLAUDIA RODRIGUES ALVES SERENO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. ESCOLA DE ENFERMAGEM. PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO E SAÚDE., RAFAEL MOREIRA CLARO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. ESCOLA DE ENFERMAGEM. DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO


Objetivo: Analisar a tendência temporal da prevalência de Hipertensão Arterial (HA) na população adulta (≥ 18 anos) das 26 capitais brasileiras e Distrito Federal, entre 2006 e 2017. Métodos: Foram utilizados dados coletados pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) entre os anos de 2006 e 2017 junto a adultos das capitais dos estados e Distrito Federal (n=625.471). A prevalência de HA foi identificada para cada ano, para o conjunto completo da população e segundo estratos de sexo, idade e escolaridade. Esses valores foram então padronizados por idade e escolaridade, e suavizados por meio de médias móveis (1:1:1). Modelos de regressão de Prais-Winsten foram utilizados para identificação de tendências lineares significativas (p<0,05) na variação temporal da prevalência de HA (em pontos percentuais (pp) por ano). Resultados: A prevalência de HA entre os adultos manteve-se estável no período, próxima de 25%. Observou-se aumentos significativos na prevalência de HA para os indivíduos na faixa superior de idade (65 anos ou mais, 0,34pp/ano) e no nível intermediário de escolaridade (9 e 11 anos, 0,11pp/ano). Houve redução significativa apenas entre os indivíduos no nível superior de escolaridade (12 anos ou mais, -0,10pp/ano). Conclusão: A prevalência de HA se mostrou estável no período estudado, com aumento em grupos onde já se fazia mais alta no início do período estudado.

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