22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE16 - Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) - Fatores de risco e de proteção para doenças crônicas (TODOS OS DIAS) |
36157 - MARKETING DE ALIMENTOS DIRIGIDO AO PÚBLICO INFANTIL NA TELEVISÃO BRASILEIRA POLLYANNA COSTA CARDOSO - UFMG/UFJF-CGV, JULIANA DE PAULA MATOS - UFMG, MARINA OLIVEIRA SANTANA - UFMG, PAULA MARTINS HORTA - UFMG, RAFAEL MOREIRA CLARO - UFMG
Objetivos: Avaliar a extensão do marketing televisivo de alimentos e bebidas dirigido às crianças e descrever a utilização de estratégias de marketing empregadas.
Métodos: Foram adotadas as recomendações para monitoramento da International Network for Food and Obesity/Non-communicable Diseases Research, Monitoring and Action Support (INFORMAS). A programação veiculada nos canais de maior audiência no país (3 canais da TV aberta e 2 da TV fechada) foi registrada por 8 dias não consecutivos em maio de 2019, das 6h00 às 00h, totalizando 720h de programação. Informações sobre todos os anúncios comerciais foram extraídas, com detalhamento para aqueles referentes à alimentos e bebidas (como duração, público-alvo, estratégias de marketing utilizadas e presença de conteúdo persuasivo).
Resultados: Dos 11.369 anúncios identificados, 1.007 (8,9%) se referiram aos alimentos e bebidas. Desses, 176 (17,5%) foram dirigidos às crianças, sendo mais frequente nos canais de TV fechada (68,8%) do que aberta (31,2%). As estratégias de marketing estiveram presentes em 93,2% dos anúncios dirigidos às crianças, sendo maior a presença nos canais de TV fechada (100%) do que aberta (78,2%). As estratégias de marketing mais utilizadas foram: a indicação de consumo por crianças (76,9% TV fechada vs. 67,3% aberta); o uso de personagem da marca de alimentos (73,6% TV fechada vs. 32,7% aberta); a presença de crianças no anúncio (60,3% TV fechada vs. 56,4% aberta); a oferta de presentes ou colecionáveis (36,4% TV aberta vs. 29,8% fechada).
Conclusões: Observou-se grande presença do marketing televisivo de alimentos e bebidas dirigido às crianças, com ampla utilização de estratégias de marketing.
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