22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE18 - Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) - Saúde mental (TODOS OS DIAS) |
35582 - INTERESSE DE BUSCA SOBRE OS TEMAS SETEMBRO AMARELO E SUICÍDIO NO BRASIL IMILLE MARIA ALVES PRAZERES - UNIFOR, JEAN VÍCTOR MOREIRA EVANGELISTA - UNIFOR, MATHEUS MOREIRA CAVALCANTE - UNIFOR, MARIA LYS PINHEIRO BEZERRA - UNIFOR, VITÓRIA ÁVILA - UNIFOR, MARIA BEATRIZ ALVES DE AMORIM - UNIFOR, CAROLINE FARIAS BARRETO DE MOURA - UNIFOR, GABRIELA TORRES ALVES DE CARVALHO - UNIFOR, ENAN HENRIQUE BATISTA CAVALCANTE - UNIFOR, CARLOS GARCIA FILHO - UNIFOR, LUCAS DO VALE FARIAS FALCÃO - UNIFOR, VICTOR LUÍS CAVALCANTI DIAS - UNIFOR, FRANCISCO TABAJARA E SILVA NETO - UNIFOR, BRUNO MARTINS MILHOMEM - UNIFOR, VIVIANE DE SOUSA OLIVEIRA - UNIFOR, GABRIEL PEIXOTO MAIA - UNIFOR, JÚLIA ALBUQUERQUE FEITOSA - UNIFOR
Objetivo: descrever o interesse de busca sobre os temas Setembro Amarelo e suicídio no Brasil de 2006 a 2020.
Métodos: Trata-se de pesquisa quantitativa exploratória sobre buscas realizadas no Google. Utilizou-se o Google Health Trends para extrair dados mensais e anuais de buscas feitas por usuários conectados no Brasil referentes ao período de 1º de janeiro de 2006 e 31 de dezembro de 2020. O interesse geral no tema foi representado pelos termos: “suicidio”, “suicídio”, “suicidar”, “se matar”, “matar-se”, “matar se”, “suicidou”, “suicida”. Para setembro amarelo: “setembro amarelo”. Para Centro de Valorização à Vida: “Centro de Valorização à Vida”, “CVV”, “Centro de Valorização a Vida”. Para doenças psiquiátricas: “depressão”, “depressão”, “ansiedade”, “ansioso”, “ansiosa”, “depressivo”, “depressiva”. A API do GHT utiliza a linguagem Python e a organização dos dados e elaboração dos gráficos foi realizada por meio da linguagem R.
Resultados: Observou-se aumento inicial das buscas por Setembro Amarelo e CVV em 2015, atingindo seu máximo de buscas em 2017. Nas pesquisas pelo termo Transtornos psiquiátricos houve crescimento contínuo até 2019, com posterior queda no ano de 2020. O interesse pelo termo Suicídio tem seu pico em 2016, diminuindo irregularmente nos anos subsequentes.
Conclusões: A partir de 2015, o CVV e outras instituições não governamentais adotaram o Setembro Amarelo com objetivo de ampliar a conscientização da população sobre a prevenção do suicídio. O aumento das buscas pelo termo Setembro Amarelo indica crescimento dessa campanha, contudo não se pode deduzir resultado semelhante nas buscas pelos outros termos relacionados.
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