22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE19 - Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) - Sobrepeso e obesidade (TODOS OS DIAS) |
32631 - PREVALÊNCIA DE EXCESSO DE PESO E COMORBIDADES EM MULHERES DA REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA PEDRO HENRIQUE GOMES OLIMPIO - UFC, LUCIANO LIMA CORREIA - UFC, SABRINA GABRIELE MAIA OLIVEIRA ROCHA - UNICHRISTUS, HERMANO ALEXANDRE LIMA ROCHA - UFC, MONICA RAQUEL CHAVES PINTO - UFC, MICHELE MONTIER FREIRE DO AMARANTE - UFC, EDGAR GOMES MARQUES SAMPAIO - UFC, DIRLENE MAFALDA ILDEFONSO DA SILVEIRA - UNICHRISTUS, JOCILEIDE SALES CAMPOS - UNICHRISTUS, ANAMARIA CAVALCANTE E SILVA - UNICHRISTUS
Objetivos: Analisar as tendências na prevalência do excesso de peso e suas comorbidades em mulheres residentes na região semiárida do Brasil.
Métodos: Realizamos um estudo transversal de base populacional de crianças residentes no estado do Ceará, Brasil. No total, 3200 domicílios foram selecionados aleatoriamente. As medidas antropométricas das mulheres permitiram o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). As variáveis que serão analisadas foram selecionadas a partir do questionário da VI PESMIC. O estado nutricional da mulher é a variável dependente do estudo, enquanto que as variáveis independentes são as relacionadas à saúde dessa população. Realizamos análises descritivas ajustadas para o efeito amostral de conglomerados e regressões logísticas multivariadas minimamente ajustadas para avaliação dos fatores de morbidade.
Resultados: Mulheres com excesso de peso apresentaram 34% de excesso de risco de terem sido diagnosticadas com hipertensão arterial (valor de p < 0,001), assim como 40% de excesso de risco para diabetes mellitus (valor de p = 0,009) e 36% de excesso de risco de terem sido diagnosticadas com hipercolesterolemia (valor de p < 0,001), em comparação com as mulheres eutróficas.
Conclusões: O excesso de peso vem se confirmando cada vez mais para o aparecimento e/ou agravamento de doenças crônicas não-transmissiveis.
|