22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE19 - Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) - Sobrepeso e obesidade (TODOS OS DIAS) |
32885 - EVOLUÇÃO TEMPORAL DA OBESIDADE NO ESPÍRITO SANTO, BRASIL – 2009-2018. CARLA MORONARI DE OLIVEIRA APRELINI - UFES, ERIKA CARDOSO DOS REIS - UFES, OSCAR GEOVANNY ENRIQUEZ MARTINEZ - UFES, TATIELLE ROCHA DE JESUS - UFES, MARIA DEL CARMEN BISI MOLINA - UFES
Objetivos
Conhecer a evolução da prevalência da obesidade em território específico pode contribuir para construção de ações estratégicas para o enfrentamento da doença, deste modo, o objetivo deste estudo é determinar a evolução temporal da obesidade na população do estado do Espírito Santo (ES), Brasil, nos últimos 10 anos.
Métodos
Estudo descritivo com análise de tendência temporal da prevalência da obesidade na população do ES entre os anos 2009 a 2018. Foi considerado para obesidade o IMC≥30kg/m2. Banco de dados foi retirado do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN-Brasil) e considerado ambos sexos e fases de vida (exceção de gestantes). Análise de tendência foi realizada por meio da regressão linear generalizada no SPSS versão 20.0. Foi calculada o Anual Percent Change (APC) para estimar tendência.
Resultados
Em 2018 foram registradas 486.188 pessoas no SISVAN e 17,1% apresentavam obesidade. Constatou-se tendência crescente da obesidade, em ambos os sexos e em todas as regiões do estado. Na análise estratificada por idade foi encontrada tendência crescente no sexo feminino em todas as faixas etárias e em todas as regiões (APC>5,5). Entre os homens, destacou-se a região sul com obesidade crescente entre todas as idades, e um crescimento significativo entre adolescentes (10-19 anos) das regiões norte e central.
Conclusões
Houve um crescimento na prevalência da obesidade no ES na última década. É essencial a construção de estratégias efetivas para o enfrentamento do excesso de peso no território para reversão do quadro.
|