22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE19 - Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) - Sobrepeso e obesidade (TODOS OS DIAS) |
36273 - O CUIDADO PRESTADO À PESSOA COM OBESIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ELMA LÚCIA DE FREITAS MONTEIRO - UFTM, ERIKA CARDOSO DOS REIS - UFOP, ÉRICA MIDORI IKEGAMI - UFTM, MÁRLON MARTINS MOREIRA - UFTM, JAIR SINDRA VIRTUOSO JÚNIOR - UFTM
Objetivos: Avaliar as principais condutas adotadas no atendimento à pessoa com obesidade na Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil.
Métodos: Estudo observacional descritivo baseado nos dados disponíveis no Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB) dos anos de 2014 a 2020, referentes às condutas adotadas no atendimento a pessoas com obesidade com idade igual ou superior a 18 anos.
Resultados: No período analisado, verificou-se que a conduta mais frequente foi “retorno para o cuidado continuado” (33%), seguido de “retorno para consulta agendada” (28%) e “alta do episódio” (23%). Os resultados para “agendamento para o NASF” e “encaminhamento para serviço especializado” foram inferiores, com 4% e 7%, respectivamente. Outras condutas somaram 5%.
Conclusões: Embora o “retorno para o cuidado continuado”, ainda que tenha apresentado maior proporção (33%), verifica-se a dificuldade de reconhecimento da obesidade como uma condição crônica que demanda ações de cuidado sistematizadas. Os baixos percentuais para “agendamento para o NASF” e “encaminhamento para serviço especializado” indicam descontinuidade do cuidado à pessoa com obesidade na APS. Com isso, há comprometimento da integralidade e, consequentemente da efetividade da atenção e oferta de cuidados a esse público.
|