Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE20 - Epidemiologia das doenças transmissíveis - Covid-19 (TODOS OS DIAS)

36725 - PREVALÊNCIA DE EMOÇÕES NA PANDEMIA POR COVID-19: TWEETS COMO FERRAMENTAS EPIDEMIOLÓGICAS
MARIA EDUARDA PONTE DE AGUIAR - FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, BRASÍLIA, BRASIL, HERVALDO SAMPAIO CARVALHO - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES, BRASÍLIA, BRASIL, FELIPE JEZINI NETTO - FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, BRASÍLIA, BRASIL, MARIANA ARAÚJO LIMA ELIAS - FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, BRASÍLIA, BRASIL, MARCOS HEITOR ROCHA DOS REIS DUQUE - FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, BRASÍLIA, BRASIL, CARLOS HENRIQUE REIS ESSELIN RASSI - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES, BRASÍLIA, BRASIL, ALEXANDRE ANDERSON DE SOUSA MUNHOZ SOARES - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES, BRASÍLIA, BRASIL, CARLOS CASTILLO-SALGADO - EPIDEMIOLOGY DEPARTMENT, JOHNS HOPKINS UNIVERSITY BLOOMBERG SCHOOL OF PUBLIC HEALTH, BALTIMORE, U.S.A.


Objetivos: Descrever a análise da prevalência de emoções presentes em tweets relacionados à pandemia por COVID-19.
Métodos: As análises foram realizadas em tweets contendo palavras relacionadas à pandemia de COVID-19, obtidos por meio de API do Twitter. O download ocorreu a cada dois dias, constituindo uma série temporal. Realizou-se comparação de cada palavra na postagem com uma relação de palavras classificadas nas emoções que expressam, entre seis básicas: alegria, tristeza, raiva, medo, aversão e surpresa. Os resultados são apresentados como a mediana (quartil 25%, quartil 75%) da prevalência de tweets da emoção por 100.000 tweets.
Resultados: Um total de 28.376.977 tweets sobre Covid-19 foram coletados e analisados entre 05/03/2020 e 02/10/2020. Observou-se prevalência de tweets relacionados à tristeza em todos os meses, com mediana 49.100,07 (44.903,69, 54.335,89), sendo a maior prevalência identificada em março. Raiva apresenta a segunda maior prevalência, com mediana 29.843,73 (26.609,19, 32.387,31), seguida de aversão, de mediana 18.456,83 (16.614,24, 20.732,10). Alegria, medo e surpresa foram menos prevalentes no período, com mediana abaixo de 16.680,02. Apenas no mês de março, tristeza foi mais prevalente que raiva, bem como em outubro, a prevalência de alegria ultrapassou a de raiva.
Conclusões: A análise de tweets relacionados à pandemia por COVID-19 permitiu avaliar a prevalência de emoções em usuários do twitter entre março e outubro de 2020.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS